Na Agrotins, prefeito Ronivon destaca força do campo de Porto Nacional
Acompanhado de diversos vereadores, gestor prestigia abertura da feira; prefeito visita estandes Aprosoja e de diversos empresários do setor

O prefeito de Porto Nacional, Ronivon Maciel, com uma comitiva de autoridades municipais, prestigiou, ontem, 15, a abertura da Feira de Tecnologia Agropecuária do Tocantins (Agrotins) 2025, em Palmas. A Agrotins, realizada pelo Governo do Tocantins, por meio da Secretaria da Agricultura, Pecuária e Aquicultura (Seagro), chega à sua 25ª edição sendo consolidada como o maior evento do agronegócio da região Norte do Brasil, reunindo produtores, pesquisadores, empresas, instituições públicas e privadas, além de visitantes de todo o país.
Ronivon Maciel percorreu diversos estandes e visitou empresas com atuação direta no agronegócio portuense. As visitas rendeu boas conversas com empresários, ouvindo produtores e reforçando o compromisso da gestão municipal com o fortalecimento do setor.
Entre as visitas, o estande da Aprosoja Tocantins se destaca, pois representa um dos pilares da produção de grãos no estado. O prefeito também esteve com empresas ligadas à comercialização de sementes, tecnologia agrícola, insumos e serviços para o campo, mostrando na prática o que já é realidade: Porto Nacional tem sido protagonista no avanço do agro.
O prefeito Ronivon Maciel destacou a importância da Agrotins no cenário agropecuário. “Estamos felizes que Porto Nacional esteja participando de um evento dessa magnitude. Porto Nacional é uma das principais cidades do agro tocantinense, sendo tricampeã estadual em exportações e não poderíamos deixar de participar. A Agrotins é um espaço de troca de conhecimentos, de debate sobre as melhores práticas e das inovações que impulsionam o desenvolvimento do campo”, disse o prefeito.
Capital do Agro Tocantinense
Nos últimos quatro anos, Porto Nacional tornou-se a Capital do Agro do Tocantins, assumindo a ponta nas exportações. Nesse período, foram quase US$ 2 bilhões de vendas externas. Só no primeiro quadrimestre deste ano, os balões chegam a US$ 180 milhões, sendo quase tudo de soja e resíduos de soja.
“Sabemos que o fato de Porto Nacional ter se tornado a terceira maior economia do Estado tem tudo a ver com o agro. É uma união de esforços gigantes, que passa pelo grande produtor, o setor de serviços, os pequenos agricultores e o poder público”, explicou o prefeito durante entrevista à rádio Agrotins.
O secretário de Estado da Agricultura e Pecuária do Tocantins, Jaime Café, destacou a grandiosidade do evento. “A gente está recebendo um público recorde, os dois primeiros dias, terça e quarta-feira, foram ótimos, com muita gente visitando os estandes, a estrutura da feira está muito bonita, os nossos expositores capricharam no layout, na estruturação, para bem receber o visitante. Estamos satisfeitos em ver o tanto que se tem o prestígio para aquela atividade que é a principal atividade do nosso estado, que é a produção agropecuária, para gerar volume lá no campo e fazer com que a indústria se desenvolva, gere emprego, gere desenvolvimento no nosso estado”, afirmou Café.
"A nossa expectativa está altíssima, nesse ano de Agrotins. Isso mostra a força do agronegócio, sendo realmente a mola mestra do Tocantins e também do Brasil. Quero aproveitar para parabenizar a prefeitura de Porto Nacional, que hoje se destaca como a terceira maior economia do agronegócio no estado. É um orgulho imenso poder vivenciar esse crescimento e ver de perto o quanto Porto Nacional tem se tornado uma referência nesse setor tão pujante. Parabenizo também os organizadores do evento e a todos os empresários presentes. Como tocantinense, fico realizado em ver o nosso estado crescendo e se consolidando no cenário nacional do agronegócio”, destacou o empresário Leandro Freire.
A Agrotins destaca-se por promover a difusão de tecnologias, inovação no campo, sustentabilidade e negócios, fomentando o desenvolvimento do setor agropecuário tocantinense e nacional. A programação, durante os cinco dias de evento, inclui palestras, oficinas, exposições de maquinário agrícola, rodadas de negócios, lançamentos de produtos, painéis técnicos e atividades voltadas à agricultura familiar, além de espaço para startups e soluções digitais voltadas ao campo. A 25ª edição acontece entre 13 a 17 de maio no Parque Agrotecnológico Engenheiro Agrônomo Mauro Mendanha, no acesso pela BR-010, com uma vasta programação de exposições, palestras e oficinas.
Últimas Notícias
Porto Nacional recebe trator para fortalecer agricultura familiar através de emenda da Senadora Dorinha
Porto Nacional realiza cadastro habitacional do Minha Casa Minha Vida de 20 a 29 de maio
Porto Nacional realiza caminhada pelo combate ao abuso e à exploração sexual de crianças e adolescentes
CAPS promove manhã de homenagens pelo Dia das Mães em Porto Nacional
Última chance! Desconto de até 35% no IPTU 2025 só até hoje, 14