Notícias
Hacker

Prefeitura de Porto Nacional é alvo de ataque hacker e sistemas saem do ar

Criminosos ameaçaram fazer ampla exposição de dados, mas vírus usado apenas permite criptografar e solicitar resgate

SECOM/Porto Nacional

24/06/2025

A Prefeitura de Porto Nacional foi alvo de um ataque hacker de entre a noite de segunda-feira, 23 de junho, e manhã de terça-feira, 24 de junho. A ação criminosa tirou os sistemas municipais do ar e deixou as instalações municipais sem internet por toda a manhã de terça-feira.

O vírus usado pelos bandidos foi “Ransomware”. Ele tem como finalidade criptografar os dados e solicitar resgate para que possa ser descriptografado. Os autores do delito ainda deixaram uma ameaça de fazer ampla exposição de dados pessoais, mas com o vírus usado não conseguiram fazer qualquer backup ou armazenamento de arquivos.
Atualmente, o município possuí cerca de 20 TB de arquivos e a cópia/transferência deles para posterior manuseio demoraria mais de uma semana. “Graças ao novo sistema adquirido pelo município, o nosso backup é feito diariamente e já está sendo restaurado no seu devido lugar. Vai demorar um pouco devido ao tamanho dos arquivos a serem restaurados, mas garantimos que não houve vazamento dos sistemas dos contribuintes e nem dos processos eletrônicos”, garantiu o secretário-executivo de Tecnologia da Informação da Prefeitura de Porto Nacional, Garibaldi Neto.

Os sistemas afetados com o vírus foram apenas de arquivos internos e de geomapeamento da cidade, que não contam com cadastro de servidores ou contribuintes.
Por meio da Procuradoria Jurídica do Município, a Prefeitura de Porto Nacional registrará ocorrência na Polícia Civil para apuração do fato.

Secretarias e Órgãos

Av. Murilo Braga, N: 1887, Centro - CEP: 77500-000

(63)3363-6000
8h às 18h, segunda à sexta