Notícias
Ouvidoria da mulher

Fórum fortalece enfrentamento à violência contra a mulher em Porto Nacional

Evento reúne poder público e coletivos em busca de dignidade, justiça racial e social para as mulheres; prefeitura cria Ouvidoria

Willian da Luz

25/08/2025

Evandro Silva

A sede do centrinho Heloisa Lotufo Manzano, no setor Parque Eldorado, foi palco do II Fórum de enfrentamento à violência de gênero e feminicídio zero. A ação foi realizada pela Secretaria da Mulher e Desenvolvimento Humano, pelo Coletivo Mulheres em Movimento de Porto Nacional, pela Ajunta Preta e pelo Conselho Municipal dos Direitos da Mulher na sexta-feira, 22 de agosto.
O prefeito Ronivon Maciel destacou a importância da iniciativa e reafirmou o compromisso da gestão municipal. “Quero dizer, as nossas mulheres de Porto Nacional podem contar com a gestão municipal, podem contar com o prefeito Ronivon, que nós iremos vencer juntos essa batalha”, declarou.

Em sua fala, a secretária da mulher, Thayse Ribeiro, reforçou a luta. “Esse segundo fórum que enfrenta a questão da violência contra a mulher, feminicídio, nós queremos feminicídio zero, então com certeza nós temos ainda uma dura realidade, os números ainda são gritantes, mas a necessidade que a gente consiga realmente trabalhar para que a gente consiga vencer”, salientou.

A jornalista e palestrante do evento, Maju Cotrim, pontuou sobre a relevância do debate. “Os números são alarmantes em todo o Tocantins, em todo o brasil. e porto nacional está fazendo a sua parte para conscientizar as mulheres, suas famílias, suas redes de apoio e fazer com que momentos como esses, de mulher para mulher, um momento de trazer informação, de compartilhar informação, possa ajudar a salvar vidas.”

Rita Alves, representante da secretaria estadual da mulher, apresentou um panorama estadual. “No nosso estado o número de violência contra a mulher caiu, mas mesmo assim temos que continuar a luta e nós estamos no meio do Agosto Lilás, que é o mês que a gente reforça essa pauta sobre a prevenção à violência contra a mulher”, pontuou.
A presidente da Comsaúde, Luciana Pereira, destacou a união de esforços. “o diferencial de hoje é que hoje nós estamos juntos, né, prefeitura, todas as instituições que trabalham em defesa da mulher e todos os coletivos de Porto Nacional”, frisou.
A subtenente Lillissany Correia, representando a Polícia Militar, ressaltou o papel da instituição nesta causa. “E a polícia militar, o 5º batalhão, não é que nós apoiamos, nós somos um braço também desse enfrentamento. Então, estar aqui e participar de eventos como esse, ressalta a importância de trabalharmos essa temática em pequenos, médios e grandes grupos, porque é daí que vai nascer essa conscientização”, pontuou.
O fórum representou um importante passo na articulação de políticas públicas e ações comunitárias para combater a violência de gênero e buscar a meta de feminicídio zero no município.

Criação da Ouvidoria da Mulher
Com a criação da Ouvidoria da Mulher, Porto Nacional dá mais um importante passo no fortalecimento da rede de proteção às mulheres. O novo serviço estará em funcionamento na Casa da Mulher Portuense, de segunda à sexta-feira, durante o horário comercial.

A Ouvidoria oferecerá um canal dedicado para o acolhimento humanizado e direcionamento das denúncias, para os atendimentos presenciais, uma ouvidora especializada ficará responsável por receber as vítimas, oferecer o primeiro suporte e realizar os encaminhamentos necessários aos órgãos competentes.

Secretarias e Órgãos

Av. Murilo Braga, N: 1887, Centro - CEP: 77500-000

(63)3363-6000
8h às 18h, segunda à sexta