Porto Nacional cria comenda e oficializa Mestre Adelino como patrono da Banda de Música Municipal
Novas leis valorizam músicos locais e reforçam a memória do maestro Adelino Gonçalves Negrys
Evandro Silva

Em mais uma conquista para a cultura de Porto Nacional, foram aprovadas duas leis, determinando a criação da Comenda de Honra ao Mérito Mestre Adelino Gonçalves Negrys e a que transforma o Mestre Adelino em Patrono da Banda Municipal. As medidas foram tomadas pela Câmara Municipal e sancionadas pelo prefeito Ronivon Maciel, a partir das propostas apresentadas pela Secretaria Municipal da Cultura e do Turismo, ainda em agosto deste ano.
Publicada no Diário Oficial (Edição 1064/05 de setembro), a nova Comenda de Honra ao Mérito, disposta na Lei Nº 2738, de 05 de setembro de 2025, reconhece personalidades do meio musical por sua contribuição relevante à arte, à cultura e à valorização da música local, além de fortalecer a identidade da comunidade. As entregas serão em sessões solenes da prefeitura, em eventos culturais ou datas comemorativas alusivas à música e à cultura popular.
Já a lei Nº 2739, de 05 de setembro de 2025, que declara o Mestre Adelino Gonçalves Negrys como Patrono da Banda Municipal, é mais uma homenagem prestada a essa ilustre personalidade da cultura local. Nascido em 1891, Mestre Adelino deixou um legado marcante na formação musical de Porto Nacional. Ele faleceu em 1981, com quase 90 anos de idade. Em 1990, já havia sido homenageado com a denominação do Espaço Cultural Mestre Adelino Gonçalves, no anfiteatro da Praça do Centenário.
Fortalecimento da identidade
Para o secretário municipal da Cultura e do Turismo, Jerfeson Nascimento, idealizador dos projetos, o que motivou a criação das leis foi, basicamente, uma questão de identidade. “As pessoas falam da Banda Mestre Adelino, mas o documento não traz esse nome, então quisemos documentar. Até por questão do concurso, não podíamos mudar o nome da banda e, como alternativa para não perder essa identidade, colocamos ele como patrono. Sobre a comenda, ela é sempre importante. Você pode observar que, para recebê-la, haverá critérios, que também foram discutidos com a banda. Isso contribui para a cultura, porque as pessoas que terão direito a essas comendas são os músicos profissionais de Porto Nacional, aqueles que produzem, que fazem música e que têm trabalho autoral”.
O historiador da Secretaria Municipal da Cultura e do Turismo de Porto Nacional, Jefferson da Silva Barbosa, é o redator dos projetos que buscam reconhecer os músicos da Banda e da região. “Eu redigi ambos os projetos de lei, mas os dois são uma construção coletiva da equipe da Diretoria da Secretaria de Cultura de Porto Nacional, que para dar os devidos reconhecimentos aos artistas, institui a comenda Mestre Adelino e torna também outro projeto de lei o Mestre Adelino como patrono da banda municipal. Ele foi um dos idealizadores da banda, alguém que participou ativamente na construção dos artistas e que deu forma basicamente à estrutura que a banda tem hoje”, explicou.
O maestro Ednaldo Teixeira contou que recebeu a notícia com muita alegria. “É um momento importantíssimo para o reconhecimento de todos os profissionais da música e também para a Banda de Música Municipal. Esse reconhecimento fortalece a identidade da Banda e dá ainda mais legitimidade ao nosso trabalho. Ter o nome do Mestre Adelino como patrono oficial é também uma responsabilidade: a de manter viva essa tradição, formar novas gerações de músicos e seguir valorizando a música como parte essencial da cultura portuense”.
Últimas Notícias
UNESCO promove escutas públicas para gestão compartilhada do Centro Histórico de Porto Nacional
Prefeitura e Codese estabelecem cooperação para a execução da agenda estratégica “Plano Porto 2038”
Aberto ao público, 1° Festival de Karatê acontece neste sábado (13), em Porto Nacional
Projeto Vida de Mulher leva serviços e oficinas para mulheres de Porto Nacional
Cursos de informática, uso de drone e selecionador de grãos são disponibilizados a jovens de Porto Nacional