Notícias
Primeiros socorros

Porto Nacional capacita cuidadores infantis em primeiros socorros com apoio do SAMU e acadêmicos de medicina

Iniciativa busca preparar os profissionais para agir em situações de emergência com crianças, como engasgos e convulsões

Willian da Luz

16/10/2025

Samuel Silva

Na noite da última quarta-feira (15), a turma composta por 25 cuidadoras infantis em formação participou de uma capacitação em noções de primeiros socorros. A ação foi promovida pela Prefeitura, por meio da Secretaria da Mulher, e contou com a instrução da coordenação do SAMU e de acadêmicos de medicina da Liga de Cirurgia do Trauma do ITPAC Afya.
Esta é a primeira vez que o curso de cuidador infantil é oferecido pela Secretaria, uma parceria com a Diocese de Porto Nacional por meio do projeto Capacita em Rede.
A secretária Thayse Ribeiroressaltou a novidade do curso de cuidador infantil e a importância da parceria com a Liga do Trauma e o SAMU para a capacitação.
“Pela primeira vez, Porto Nacional está ofertando o curso de cuidador infantil pela Secretaria da Mulher e Desenvolvimento Humano, em parceria com a Diocese de Porto Nacional, pelo Capacita em Rede, em especial, temos a presença da Liga do Trauma, do curso de Medicina da Áfya Porto, em parceria também com o enfermeiro Wagner, coordenador do SAMU de Porto Nacional, reforçando com essa qualificação”, pontuou.

O coordenador do SAMU, Wagner Ribeiro, explicou que o objetivo foi ensinar procedimentos para situações comuns envolvendo crianças. “É importante ensinar como desengasgar uma criança, o que fazer em caso de afogamento ou convulsão. Muitas vezes, as pessoas não sabem como agir. Queremos passar esse conhecimento da forma mais simples e eficiente possível”, salientou.
A Instrutora Joelma Batista, avaliou a capacitação como muito proveitosa. "Agora as alunas vão poder colocar em prática tudo o que foi ministrado na teoria."

O acadêmico de Medicina Gabriel Rivas disse que a equipe focou em ensinar manobras essenciais. "Estamos ensinando a manobra de desengasgo, respiração cardiopulmonar e como reagir em situações do dia a dia, para que todos possam lidar com uma emergência”, disse.
A aluna Raissa Leite aprovou os ensinamentos, dizendo que a iniciativa ajuda a aprimorar conhecimentos. "Às vezes a gente tem uma noção básica, e esse curso está trazendo novos conhecimentos importantes”, assegurou.

Clique aqui e veja o vídeo sobre o evento:

https://www.instagram.com/reel/DP4QBy0ANCF/?igsh=Y3h0cnloMGN1MmV2

Secretarias e Órgãos

Av. Murilo Braga, N: 1887, Centro - CEP: 77500-000

(63)3363-6000
8h às 18h, segunda à sexta