Notícias
Consciência negra

Com primeiro Festival de Cultura Afro, Porto Nacional celebra Dia da Consciência Negra

Evento contou com apresentações artísticas debates e a entrega da Comenda Zumbi dos Palmares

SECOM/Porto Nacional

19/11/2025

Dornil Sobrinho

A história e a cultura afro-brasileira foram celebradas e reafirmadas durante toda a última terça-feira, 18, com a realização do I Festival de Cultura Afro de Porto Nacional. Uma iniciativa conjunta das Secretarias da Mulher e Igualdade Racial, Cultura e Educação, o evento marcou as festividades do Dia da Consciência Negra (comemorado em 20 de novembro) no município, que já é lei municipal desde 2008.
O festival nasceu com o objetivo de celebrar as raízes africanas, fortalecer a identidade afro-brasileira e promover diálogos fundamentais sobre diversidade, inclusão e equidade racial. Com uma programação intensa e diversificada, o evento reuniu arte, tradição, saberes e expressões culturais, oferecendo ao público espaços de aprendizado, reflexão e celebração.

Uma jornada de reflexão e celebração
Ao longo do dia, o público pôde prestigiar uma variedade de atividades. A programação matutina e vespertina incluiu apresentações de sanfona com Jucimar Souza Ribeiro, uma apresentação cultural em Libras, uma vibrante roda de capoeira e um painel temático sobre diversidade racial e a busca por equidade. Momentos de profunda reflexão foram proporcionados por uma roda de conversa sobre a representatividade da mulher negra nos espaços de liderança e outra sobre cultura e identidade quilombola.


A arte e a educação também tiveram espaço com a exibição de um curta-metragem promovido pela Superintendência Regional de Ensino, concursos de desenho, pintura e paródia, e o desfile de Miss e Mister Afro. A apresentação cultural gospel do estudante Felipe Dartanhan também emocionou os presentes.

Noite de honrarias e discursos de compromisso
O ponto alto da noite foi a entrega da Comenda Zumbi dos Palmares a cinco personalidades negras que se destacam por sua representatividade dentro da comunidade. O ato simbolizou o reconhecimento municipal à luta e à contribuição da população negra.
Em seu discurso, o prefeito Ronivon Maciel enfatizou a importância do evento para a cidade. "Para mim é motivo de muita alegria porque Porto Nacional já vivencia esse espírito realmente da consciência negra, pela sua história, por ter uma população de mais de 70% preta. Seguimos trabalhando por mais inclusão", declarou.

A secretária da Educação, Joana dos Reis, comparou a data a uma celebração contínua. "Costumo dizer que o Dia da Consciência Negra é como se fosse o dia das mães. Todos os dias é dia da gente trabalhar a equidade ético-racial, entendendo que todos nós temos direitos e obrigações iguais".
Já a secretária da Mulher, Thayse Ribeiro, destacou o caráter intersetorial da ação. "Entendemos que a educação é uma peça-chave, uma ferramenta para que as nossas crianças não venham desenvolver ações e comportamentos racistas, promovendo assim uma sociedade mais igualitária".

Um marco para a cultura local
O secretário da Cultura, Sergio Avelino, definiu o festival como a "culminância" de um trabalho em conjunto. "Esse momento é muito importante, onde a gente busca relembrar as nossas raízes com apresentações de capoeira, dança e manifestações culturais", afirmou.
A satisfação com o sucesso do evento foi compartilhada pelo professor da UFT e palestrante, Paulo Bonfim, o "Diamante Negro", e pelo secretário executivo de igualdade racial do Estado, Rogério Castro, que elogiou a iniciativa. "Ter esse momento de culminância de várias coisas que aconteceram durante o ano aqui em Porto Nacional, voltado para a política de promoção da igualdade racial, é muito significativo".


Homenageados - Comenda Zumbi dos Palmares

•    ALICE PEREIRA DOS SANTOS  
•    CHICÃO POETA - FRANCISCO RIBEIRO PINTO
•    MARIA EUNETE GUIMARÃES TAVARES
•    FRANCISCO MARCELINO DOS SANTOS

Secretarias e Órgãos

Av. Murilo Braga, N: 1887, Centro - CEP: 77500-000

(63)3363-6000
8h às 18h, segunda à sexta