1º Fórum Comunitário do Selo Unicef: Prefeitura de Porto Nacional une forças para fortalecer indicadores e políticas públicas
Evento marca início do ciclo 2025–2028; Saúde, Educação e Assistêncial Social trabalham em conjunto
Dornil Sobrinho

O 1º Fórum Comunitário do Selo Unicef foi realizado na manhã desta quinta-feira, 11, reunindo representantes da prefeitura de Porto Nacional, sociedade civil, conselhos municipais e articuladores do Selo Unicef. Promovido pelas secretarias de Assistência Social, Saúde e Educação, o encontro teve como objetivo analisar os indicadores do município nas áreas essenciais ao desenvolvimento infantil e juvenil, além de traçar estratégias para o fortalecimento das políticas públicas voltadas às crianças e adolescentes. A abertura destacou a importância do planejamento participativo e do diálogo entre gestão e comunidade na construção de ações mais eficientes.
A secretária de Assistência Social e articuladora do Selo Unicef, Keila Viana, destacou a importância do momento para o município. “Estamos realizando o primeiro fórum comunitário do Selo Unicef, edição 2025–2028. É um momento essencial de envolvermos a comunidade e construirmos juntos políticas públicas para as nossas crianças e adolescentes”, disse Keila.
Saúde reforça integração entre as pastas
A secretária municipal de Saúde, Cristiane Nunes, ressaltou a atuação conjunta das três áreas envolvidas. “Estamos aqui no fórum do Selo Unicef, as três pastas, saúde, assistência social e educação, fortalecendo as nossas políticas públicas, buscando estratégias para que nós possamos alcançar e cuidar das nossas crianças e dos nossos adolescentes no nosso município de Porto Nacional”, afirmou Cristiane.
Educação enfatiza direitos e participação social
A secretária de Educação, Joana Neres, destacou o compromisso do município com a garantia de direitos. “Porto Nacional, com a realização do fórum, do selo do Unicef, vem com mais uma política para garantir os direitos da criança na primeira infância e dos adolescentes. Porto Nacional entende que a sociedade precisa participar da elaboração de políticas públicas, onde cada um tem o seu direito e o seu dever garantido dentro da nossa Constituição. E aqui reforço que o município está buscando priorizar essas políticas para podermos ter uma sociedade cada vez mais forte, com seus direitos garantidos”, pontuou a secretária.
Unicef destaca trabalho pelas crianças
Gabriel Maraslis, representante do Unicef, explicou a importância do selo e o envolvimento dos municípios. “O Selo Unicef é uma estratégia que leva os municípios a trabalharem pelo direito das crianças e dos adolescentes. Esse direito é comentado e executado ao longo de quatro anos. Então, a gente está aqui no momento de início de um novo ciclo. E o envolvimento da prefeitura de Porto Nacional é muito importante, porque mostra o engajamento com a política pública e o engajamento de trabalhar em prol do direito das crianças e dos adolescentes”, finalizou Gabriel.
Articulação estadual reforça importância dos indicadores
A representante do Selo Unicef no Tocantins, Edilene Marinho, reforçou a relevância da adesão do município ao novo ciclo do programa. “O Selo Unicef vem para o município, nesta edição de 2025 a 2028, contribuir para a garantia de direito de crianças e adolescentes. Essa garantia vem pela melhoria dos indicadores na saúde, da educação, da assistência, no Conselho Tutelar, onde possamos traçar propostas de ações para melhoria desses indicadores e assim alcançar essa criança e esse adolescente no município”, disse Edilene.
CMDCA reforça papel na proteção de crianças e adolescentes
A presidente do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente, Daniela Barbosa, também destacou a relevância do fórum. “O CMDCA tem um papel importante nessa junção, nessa ação que estamos iniciando hoje, sendo para proteger exatamente a criança e o adolescente. É aqui que estamos debatendo políticas públicas para aqueles que tanto necessitam de uma proteção hoje em dia”, finalizou a presidente.
Últimas Notícias
Transação Tributária: nova legislação de Porto Nacional facilita negociação de débitos, pagamentos de impostos e taxas
Porto Nacional reforça segurança viária com revitalização de faixas de pedestres
Saúde Agora promove Dia D de Encoleiramento de Cães em Porto Nacional neste sábado
Capital do Agro: em 11 meses, exportações de Porto Nacional chegam a US$ 540 milhões
Música, dança e apresentações artísticas para aumentar a alegria na Orla de Porto Nacional
