Quem somos?
Somos uma administração comprometida com a proteção e bem-estar dos animais, buscando sempre promover um ambiente mais justo e harmonioso para todos os seres vivos. Nossa missão é garantir que os direitos dos animais sejam respeitados, oferecendo a eles cuidados, proteção e condições adequadas para uma vida digna e saudável.
Nossas Atividades:
Educação Ambiental e de Bem-Estar Animal: Nosso foco em primeiro lugar é a orientação dos responsáveis para melhoria de situações encontradas durante as vistorias, solicitando as correções necessárias dentro de um prazo determinado. Em casos mais graves, ou quando o responsável pelo animal não toma as medidas necessárias, a Secretaria de Meio Ambiente assume um papel punitivo através do ato administrativo de notificação e/ou multa. Desenvolvemos palestras educativas ensinando sobre cuidados básicos aos animais voltados a crianças e adolescentes. Visamos principalmente a conscientização da população sobre práticas (falta de conhecimento e não intencional) que podem ocasionar sofrimento aos animais.
Fiscalização e Combate aos Maus-Tratos: Trabalhamos junto aos órgãos competentes para garantir que a legislação de proteção animal seja cumprida, realizando fiscalizações em locais que possam estar praticando maus-tratos ou negligência com os animais. A depender da situação encontrada, a Secretaria de Meio Ambiente realiza encaminhamento da situação a outros órgãos ou departamentos para ação conjunta.
O que NÃO fazemos:
-Recolhimento e/ou captura de animais de animais de rua;
-Registro de boletim de ocorrência representando terceiros;
-Acesso a imóveis ou terrenos sem autorização expressa do proprietário ou ordem judicial;
-Resolução de conflitos ou desinteligência entre indivíduos por conta de ruído (que não estejam ligados a possibilidade de maus-tratos);
Como posso denunciar?
Para realizar a denúncia de maus-tratos ou abandono de animais, é importante fornecer o máximo de informações possíveis. No momento da denúncia, recomenda-se:
Apresentar fotos ou vídeos que comprovem a situação;
Informar o endereço completo onde o fato ocorreu (incluindo pontos de referência, se possível);
Enviar a localização via WhatsApp, caso disponível, para facilitar a identificação do local.
Esses dados são essenciais para agilizar a apuração e garantir a proteção dos animais.
Das 08h às 12h e 14h às 18h
Segunda à sexta
