Parceria entre prefeitura e VLI Multimodal beneficia Associação de Catadores de Recicláveis de Porto Nacional

Membros da Associação, receberam nesta terça-feira, 1º, Equipamentos de Proteção Individual (EPI´s), para que trabalhem de forma efetivamente segura

WhatsApp Image 2022 06 01 at 15.07.09                                                                                                                                           Foto: Dornil Sobrinho/Secom Porto Nacional

Apoiar os catadores de resíduos recicláveis do município e promover novas fontes de renda para inúmeras famílias, é a proposta da parceria firmada entre a prefeitura de Porto Nacional e a empresa VLI Multimodal, e para oficializar a cooperação foi realizada, nesta terça-feira, 1º, uma palestra, no auditório do anexo ll, sobre estratégias de organização da Associação, pela Analista de Meio Ambiente da VLI, Ruth Aila. Na ocasião, também foram entregues aos membros da Associação, composta por cerca de 32 pessoas, Equipamentos de Proteção Individual (EPI´s), para que trabalhem de forma efetivamente segura.

WhatsApp Image 2022 06 01 at 15.07.08                                                                                                                                        Foto: Dornil Sobrinho/Secom Porto Nacional

De acordo com o presidente da Agência Municipal de Regulação e Meio Ambiente (ARPN), Fabrício Machado, com a parceria, os catadores receberão assessoria técnica, apoio logístico, além de reforços no apoio que recebem da gestão. “A prefeitura disponibilizou a área onde ficam as instalações da Associação, o veículo que faz o transporte do material recolhido e estamos trabalhando firmes no propósito de oferecer condições para que os trabalhadores desta categoria possam ter ganhos maiores na produtividade e, consequentemente, melhores condições de renda. Além disso, estou convicto de que Porto Nacional se tornará uma cidade referência em promoção da sustentabilidade por meio da coleta seletiva”, explicou.

“Somos multiplicadores das ações ambientais no município, além de garantir nosso sustento com os recursos oriundos da venda dos recicláveis, nós contribuímos de forma efetiva com a preservação do meio ambiente. A coleta seletiva precisa ser discutida pois ela é a esperança de um mundo mais sustentável ambientalmente”, destacou o membro da Associação de Catadores, Jonas Brito.

Após a palestra e um delicioso café da manhã, oferecido pela ARPN, as equipes foram até a Associação para visualizar de perto o local e averiguar o que precisa ser implementado.

Por: Nadya Mayara