Porto Nacional lança programa que objetiva transformar o município em referência de sustentabilidade no Estado

Na ocasião, o prefeito Ronivon Maciel assinou uma Ordem de Serviço para Reforma e ampliação do galpão onde funciona a sede da Associação dos Catadores de Materiais Recicláveis da cidade

lançamento porto recicla 090604                                                                                                                                  Fotos: Dornil Sobrinho/Secom Porto Nacional

Foi lançado oficialmente, na manhã desta quinta-feira, 09, em cerimônia emocionante, o Programa Recicla Porto, que visa buscar o aumento da coleta dos materiais recicláveis no município de Porto Nacional e Distritos. Durante o evento, que foi realizado na sede da Associação dos Catadores de Materiais Recicláveis da cidade e que contou com a presença de diversos comerciantes do Município, foi assinada, pelo prefeito Ronivon Maciel, a Ordem de Serviço da Reforma e ampliação do galpão onde funciona a Instituição.

Em seu discurso, Ronivon Maciel destacou os avanços da gestão que vem se destacando no cuidado ao meio ambiente e disse que o trabalho da cooperativa é fundamental para o município. “Estamos ampliando a cooperativa, diminuindo a quantidade de material que vai para o aterro, transformando o que seria lixo em dinheiro, gerando renda para as famílias envolvidas e contribuindo com o meio ambiente. Com essa iniciativa, pretendemos diminuir as desigualdades sociais e, ao mesmo tempo, cumprir o compromisso com a população de poder cuidar e garantir políticas públicas que alcancem mais pessoas, em todas as esferas. Hoje estamos dando um passo importante, mas temos muito a fazer ainda. Seguiremos trabalhando nesse processo que é muito importante para a cidade”, pontuou.

lançamento porto recicla 09062                                                                                                                                         Fotos: Dornil Sobrinho/Secom Porto Nacional

O presidente da Agência Municipal de Regulação e Meio Ambiente (ARPN), Fabrício Machado, se emocionou com o evento de lançamento e falou sobre a importância do programa. “Estou muito emocionado, porque essa ação de hoje tem uma relação muito histórica com a minha essência de vida, sou filho de Porto e poder efetivar esse projeto é uma realização ímpar. Agradeço a sensibilidade do prefeito por todo o apoio e suporte para a efetivação desse serviço e estendo os agradecimentos aos meus companheiros de trabalho que são formidáveis e colocaram todo amor nessa ação, aos comerciantes pois sem eles esse projeto não evolui, a colaboração dos mesmos é essencial”, frisou.

Porto Nacional possui um caminhão que tem uma rota instituída em todo o comércio da cidade e Distritos. Além da reforma e ampliação, o galpão da Associação também será murado, dois banheiros serão construídos e a instalação elétrica vai passar por uma reformulação, também será realizada a manutenção da prensa e da balança. Outra conquista é a distribuição de lixeiras nos setores comerciais, facilitando o trabalho dos catadores.

lançamento porto recicla 09063                                                                                                                                         Fotos: Dornil Sobrinho/Secom Porto Nacional

O presidente da Associação dos Catadores, Valdecy Cardoso, falou com entusiasmo sobre o momento especial. “A minha felicidade é tão grande, tudo que está acontecendo é fruto de muito empenho, garra e luta. Meu coração está transbordando de alegria, somos multiplicadores das ações ambientais no município, e com o fortalecimento do apoio que receberemos de agora em diante, tenho certeza que dias melhores virão”, enfatizou.

Porto Nacional é o único município do Tocantins que tem um projeto da magnitude do Porto Recicla, o único município que tem um plano que avalia a qualidade da água que é distribuída na cidade em todas as casas, plano que avalia a qualidade do esgoto que é tratado antes de ser lançado no lago. Dentre outras ações importantes que fazem da capital da cultura também uma cidade referência em sustentabilidade no Estado do Tocantins.

Ainda como ação de apoio e valorização dos trabalhos da Associação, no início deste mês (junho), foram entregues aos 32 associados, equipamentos de Proteção Individual (EPI´s), para que esses trabalhadores possam desenvolver suas ações de forma efetivamente segura. Além disso, os catadores receberão assessoria técnica e apoio logístico da prefeitura de Porto Nacional.

lançamento porto recicla 09061                                                                                                                                    Fotos: Dornil Sobrinho/Secom Porto Nacional

Após a solenidade de lançamento foi servido um delicioso café da manhã, oferecido pela ARPN, para todos os presentes.

Por: Nadya Mayara

Secretaria Municipal de Comunicação