Porto Nacional sediou 43ª reunião do Comitê da Bacia Hidrográfica do Lago de Palmas

Evento reuniu diversos parceiros e municípios vizinhos para discutir ações realizadas nas águas, na Praia Porto Real

Por: Nívea Ayres/Secretaria Municipal de Comunicação

capa meio ambiente esse

Presidente ARPN, Fabrício Machado - Foto: Dornil Sobrinho/Secretaria Municipal da Comunicação

A Prefeitura de Porto Nacional, por meio da Agência de Regulação, Fiscalização de Serviços Públicos e Meio Ambiente, sediou a 43ª reunião do Comitê da Bacia Hidrográfica do Lago de Palmas, na Praia Porto Real. O momento reuniu diversos parceiros e municípios vizinhos na última sexta-feira, 01, para discutir ações realizadas nas águas, aprovação dos gastos do ano passado, além de dados e novos projetos.

O município faz parte do Comitê desde a sua criação, que hoje está 100% integrado na Bacia. Para a secretária executiva de Meio Ambiente, Wislane Viana, a participação da Prefeitura Municipal nesse debate é fundamental. “O cronograma do comitê ficou baseado nas novas capacitações que vão acontecer no decorrer do ano e a importância da ARPN participar do comitê, ter apoio, não é nem em relação à ARPN, é a prefeitura. Hoje a cadeira de participação no comitê é da prefeitura. Então, esse é um papel muito importante, tanto para a recuperação das APPs e monitoramento quanto às benfeitorias”.

segunda foto esse

Presidente do Comitê, Marcelo Grison, com o da Agência de Regulação

Foto: Dornil Sobrinho/Secretaria Municipal da Comunicação

O presidente do Comitê da Bacia Hidrográfica, Marcelo Grison, destacou durante o evento o planejamento da reunião. “Hoje estamos cumprindo nossa programação da 43ª reunião ordinária do comitê, que é a primeira do ano de 2024, em que tivemos a nossa pauta com discussões de alguns projetos que vamos elaborar e ações que estão em curso, desenvolvidas pelo comitê. Agora estamos numa parte de apresentações de estudos relacionados ao perfil dos usuários da bacia hidrográfica, a questão da quantidade de água que é consumida, da quantidade de usuários, de usos que existem na bacia”, explicou.

Um dos projetos parceiros é o da professora da UFT Juliana Mariano Alves, que fornece dados sobre os usos da água. “Nós estamos trabalhando em um projeto em conjunto, um projeto que é financiado por uma organização internacional, tem uma parceria com o Instituto de Água Suíço, a Eawag, e nessa parceria o nosso objetivo é aprimorar, apoiar esse comitê no sentido de trazer ferramentas, trazer resultados de pesquisas e empoderar esse comitê no sentido de melhorar os caminhos da gestão das águas no nosso estado”.

No evento foi discutido o plano de comunicação, novos projetos para 2024, como monitoramento dos usos da bacia, além do projeto de educação ambiental. No ano de 2023, a ARPN trabalhou em parceria com o comitê de Bacia na coleta de sementes, que proporcionou a produção de diversas mudas de espécies nativas, tornando o município independente neste aspecto. Assim, a previsão é que no Dia da Água, comemorado no dia 22 de março, seja inaugurado um viveiro de mudas nativas dentro do Projeto AMA (Amigos do Meio Ambiente).