Porto Nacional recebe visita de general de brigada do Exército

Porto Nacional recebe visita de general de brigada do Exército 2

O Tiro de Guerra 11-005 de Porto Nacional recepcionou na última sexta-feira, 9, o General de Brigada, João Denison Maia, Comandante da 11ª Região Militar, cuja área de responsabilidade abrange os estados do Tocantins, Goiás, Distrito Federal e Triangulo Mineiro.

As boas-vindas foram dadas pelo vice-prefeito, Ronivon Maciel, representando o Prefeito Joaquim Maia, que é diretor de honra da unidade, e pelo subtenente João Aerton Brauner, que comanda o tiro de guerra portuense.

Parceria

A visita técnica teve como objetivo a inspeção da unidade militar e manutenção da parceria entre o Município e exército brasileiro. Além de ajustar procedimentos que promovam melhorias para o processo de formação dos soldados atiradores.

O TG 11-005 é uma parceria entre o Exército Brasileiro, através da 11ª Região Militar e a Prefeitura que mantém a alimentação e infraestrutura de funcionamento da Unidade em Porto Nacional.

O general estava acompanhado de sua comitiva, formada pelo comandante do 22º Batalhão de Infantaria de Palmas/TO, Coronel Athos Roberto, e do chefe do Escalão de Pessoal/DF, Cel Robson Cremonez.

Em seus discursos, as autoridades destacaram a importância das parcerias para o bom andamento da formação cívica e cidadã de cada jovem cumprindo o serviço militar.

A cerimônia aconteceu no pátio de formaturas Duque de Caxias, onde foram prestadas homenagens ao comandante da 11ª região militar pela turma de atiradores do TG 11-005. Autoridades civis, militares e eclesiásticas prestigiaram o ato solene.

Porto Nacional recebe visita de general de brigada do Exército

Inspeção da Tropa

Foi procedida pelo general Denison Maia e sua comitiva a inspeção do fardamento e da apresentação individual da tropa, ao som da Banda Municipal de Música Mestre Adelino com a execução da Canção do Exército.

Desfile da Tropa

Em seguida, o encerramento da solenidade foi abrilhantado com o desfile da tropa em continência ao general e autoridades presentes. Após isso, foi servido um delicioso lanche.

Prestigiaram a cerimônia

Estavam na cerimônia a Secretária da Assistência Social, Verônica Fontoura, representando a Secretaria Municipal da Educação estava a diretora administrativa da SME, Sílvia Helena, a chefe de gabinete da Prefeitura, Elda Antunes, a professora e ex-vereadora Iara Braga, bem como a presença do Poder Legislativo, representado pelos vereadores, Chico Silva, Salmon Pugas, Jean Carlos, Djalma Araújo, Professor Sebastião, Miúdo e Argemiro Ayres.

Frequente em eventos e desfiles cívicos, a Associação dos Reservistas do Exército Brasileiro (AREBE) de Porto Nacional, marcou presença no evento.

Porto Nacional recebe visita de general de brigada do Exército 3

Banda de Música Mestre Adelino

A solenidade foi abrilhantada com a presença da Banda de Música da Guarda Municipal, que executou o Hino do Exército, o Hino da Infantaria e outras canções.

Tiro de Guerra de Porto Nacional

O vice-prefeito elogiou a atuação do Exército no país e enalteceu a atuação do TG no município, dirigindo-se ao visitante ilustre. “Para nós é uma alegria e muita satisfação, saber que essa instituição, o Exército Brasileiro, tem sua marca aqui presente em Porto Nacional, há 65 anos. Além de ser uma unidade de alto valor social, o Tiro de Guerra é respeitado e querido por nós, portuenses”, enfatizou Ronivon Maciel.

Na ocasião, parabenizou também o trabalho do Subtenente Brauner pela competência com que comanda o TG. E em nome de toda equipe da Prefeitura, o vice-prefeito agradeceu a presença da secretária Verônica Fontoura. A mesma é madrinha de honra da Turma de soldados, bem como a professora e ex-vereadora Iara Braga, que também fora elogiada pelas autoridades presentes pela parceria.

O SubTen Brauner, está encerrando sua missão no TG no final deste ano, e na ocasião foi homenageado pelo vice-prefeito, Ronivon Maciel e pelo general de brigada, Denison Maia. O general Denison falou da satisfação em estar em Porto Nacional.

“É uma satisfação encontrar um Tiro de Guerra organizado e que conta com apoio da sociedade e da Prefeitura”, disse o general Denison Maia.

Reforçou ainda o trabalho realizado pelo Tiro de Guerra para que os soldados tenham qualidade de vida. Conforme ele, as instruções, e os valores básicos, de disciplina e hierarquia, têm o intuito de preparar os jovens portuenses para seguirem suas vidas como cidadãos, independentemente de optarem pela carreira militar, ou não.

Frisou também que o Exército Brasileiro é uma instituição da mais alta credibilidade, por conta da sociedade brasileira.

“A sociedade brasileira confia muito no exército brasileiro, então a gente tem a oportunidade de nos aproximarmos da comunidade, pois esses jovens, na verdade, ganham muito depois do serviço militar. Eles ganham muita responsabilidade, e noção de civismo, que acabam os estimulando para projetos de vida pessoal, até com vistas à carreira militar”, ponderou o general Denison Maia.

Homenagem do Poder Legislativo

O General de Brigada, Denison Maia foi homenageado pela Câmara Municipal de Porto Nacional, quando recebeu uma Moção de Aplausos por sua primeira vinda à cidade. Já o Subtenente João Aerton Brauner, recebeu o Título de Cidadão Portuense, pelos relevantes serviços prestados pelo Exército Brasileiro ao município de Porto Nacional, conforme o decreto legislativo 376/2018 de autoria do vereador Chico Silva, o atual presidente da Câmara Municipal para o exercício de 2019.

Texto: Luciana Macedo (Secom Porto Nacional)

Fotos: Dornil Sobrinho (Secom Porto Nacional)