2ª edição do Saúde em Movimento chega ao Projeto de Reassentamento São Francisco de Assis

Aproximadamente 300 pessoas foram beneficiadas com atendimentos especializados que levaram mais saúde pública de qualidade à região

outubro rosa PA                                                                                                                           Foto: Dornil Sobrinho/Secom Porto Nacional

Exames de eletrocardiograma, atendimentos médico e odontológico, farmácia e pesagem para o Bolsa Família foram algumas das ações realizadas pela secretaria municipal da saúde de Porto Nacional, durante todo o dia desta quinta-feira, 21, na Escola Municipal Antônio Benedito Borges. A ação que beneficiou aproximadamente 300 pessoas, tem o intuito de levar às comunidades mais distantes do município, saúde pública de qualidade, além de potencializar a prevenção de doenças.

De acordo com a diretora de Atenção Primária de Porto Nacional, Bruna Locatelli, a ação visa levar mais praticidade aos moradores contemplados. “O Projeto de Reassentamento São Francisco de Assis é muito distante da sede em Porto Nacional, então decidimos trazer até eles atendimentos que normalmente são realizados na cidade, como o exame de eletrocardiograma por exemplo. Dessa forma prevenimos doenças e levamos para cada uma dessas pessoas uma saúde pública de qualidade”, explicou Locatelli. Durante o evento, a Diretora confirmou que a próxima ação do projeto acontecerá no Assentamento Manoel João.

A aposentada Maria de Lourdes recebeu atendimento médico e falou sobre a importância da ação para os moradores da comunidade. “Moro aqui há mais de 30 anos e nunca havia visto uma ação tão completa sendo disponibilizada para nós. Além da consulta, pude também tomar a vacina contra a Covid-19”, destacou.

saude em moviemento                                                                                                                                    Foto: Dornil Sobrinho/Secom Porto Nacional

A edição realizada no Reassentamento teve como tema principal o “Outubro Rosa”, Campanha de prevenção do Câncer de Mama e de Colo de Útero, realizada anualmente todo mês de outubro, com diversas palestras alusivas.

Além da secretaria municipal da Saúde, a secretaria municipal da Assistência Social também esteve na 2ª edição do projeto “Saúde em Movimento”, oferecendo oficinas de sabão líquido, pintura artística e cadastro para o programa Bolsa Família.

Texto: Mychelle Tauane
Secretaria Municipal da Comunicação