Comitê Operacional Emergencial de Porto Nacional se reúne para discutir novas medidas de combate à Covid-19

O encontro contou com representantes do poder público municipal, câmara de vereadores, comércio e igrejas

coe 1                                                                                                                         Foto: Rubens Alves/Secom Porto Nacional

No intuito de tomar decisões para frear o aumento do número de casos da Covid-19 no município, a prefeitura de Porto Nacional, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, realizou, na manhã desta terça-feira, 1º, reunião do Comitê Operacional Emergencial (COE). O encontro aconteceu no anexo ll da prefeitura e contou com a presença do prefeito Ronivon Maciel, da secretária municipal de saúde, Lorena Martins e demais membros do Comitê.

Na ocasião, foi deliberado que o retorno das aulas totalmente presenciais que estava previsto para acontecer nesta terça-feira, 1º, será adiado por duas semanas, sendo retomadas no próximo dia 14 de fevereiro. Além disso, a cobrança do comprovante vacinal para adentrar aos órgãos públicos do município, que tinha sido estabelecida no decreto n° 790 será retirada.

Outra decisão tomada na reunião, foi que as gestantes que estão afastadas do trabalho por iniciativa do município de preservar a saúde das mesmas diante dos potenciais riscos que a Covid-19 oferecia ao grupo, antes da imunização, irão retornar às suas atividades laborais.

Em seu discurso, o prefeito Ronivon Maciel enfatizou que “é percebido pelos números apresentados, que em relação a 2021, estamos vivendo uma situação diferente. Apesar das taxas de transmissibilidade estarem altas, graças à vacinação, não temos óbitos relacionados à doença. Nossa meta é conseguir chegar a 100% da população vacinada, a imunização é nossa principal ferramenta no enfrentamento ao vírus e a nossa dinâmica agora é a conscientização sobre a eficácia da vacina”, destacou.

A secretária municipal de saúde, Lorena Martins, reforçou sobre a necessidade da intensificação das fiscalizações nos comércios para garantir o cumprimento das medidas sanitárias, além disso, serão utilizadas estratégias para conscientizar as pessoas a se vacinarem. “É importante pontuar que apesar de termos um percentual significativo de pacientes com reinfecção da Covid-19, a maioria das pessoas que tomou ao menos duas doses da vacina, apresentou sintomas bem mais leves. É de suma importância que a população se atente a esse fato”, declarou.

Por: Nadya Mayara