Centro Municipal de Atendimento Multidisciplinar comemora dois anos de atendimentos

Centro foi criado para tratar pacientes com Transtorno do Espectro Autista e atualmente atende 72 crianças

Por Kaline Lima / Secom de Porto Nacional 


autismoooooocmanFoto: Kaline Lima / Secom Porto Nacional

O Centro Municipal de Atendimento Multidisciplinar - CMAM de Porto Nacional, criado pela atual gestão, comemora dois anos de atendimentos. Atualmente o CMAM atende 72 crianças com Transtorno do Espectro Autista e conta com diversos profissionais como: enfermeiro, fisioterapeuta, neuropsicólogo, psicólogo, terapeuta ocupacional, pedagogo e neuropsicopedagogo. 

A coordenadora interina do CMAM Edilene Pereira da Silva falou da importância do Centro. “Começamos atendendo 15 crianças em 2022 e hoje atendemos 72, sendo sete de Luzimangues, que se deslocam para Porto Nacional com transporte totalmente gratuito, custeado pela prefeitura, aqui tratamos nossos pacientes com equidade, temos profissionais altamente capacitados e dispostos a fazer um belo trabalho", salientou a coordenadora.

O neuropsicólogo Fernando Khlyfton destacou o objetivo do Centro. “O nosso propósito é proporcionar tratamento para as crianças com diagnóstico de autismo, no sentido de melhorar as habilidades sociais, fazer com que os comportamentos estereotipados diminuam e melhorarem a atenção e a memória”, pontuou Fernando.  

Atualmente o CMAM é mantido com verba própria do município, funcionando de segunda a sexta, das 07h às 11h e das 13h às 17h e atende crianças de dois a 12 anos com terapias individuais ou em grupo.