Porto Nacional começa mobilização contra a tuberculose

Ação inicial aconteceu na Unidade Básica de Atendimento - UBS, Monsenhor Jacinto, no setor Nova Capital

Por Kaline Lima/Secom de Porto Nacional

tuberculose2024

Foto: Dornil Sobrinho/Secom Porto Nacional

Na tarde desta segunda-feira, 18, a Prefeitura de Porto Nacional, por meio da Secretaria Municipal da Saúde, realizou a abertura oficial da campanha das ações do mês alusivo ao combate à tuberculose, cujo Dia Nacional é 24 de março. A ação contou com palestra da médica infectologista, Dra. Ana Therra e aconteceu na Unidade Básica de Atendimento - UBS Monsenhor Jacinto no setor Nova Capital.

De acordo com a secretária de Saúde Cristiane Nunes o objetivo da ação é conscientizar a população. “Dia 24 de março é considerado o Dia Mundial da Tuberculose e nós da secretaria de Saúde temos a obrigação de orientar e levar conhecimento para que as pessoas saibam onde buscar tratamento adequado. Caso você esteja com algum sintoma, procure atendimento médico, não se automedique ", pontuou a secretária.

anatherrainfectologista

Foto: Dornil Sobrinho/Secom Porto Nacional

A médica Ana Therra explica que a doença tem tratamento. “Quanto mais rápido a pessoa procurar atendimento, mais rápido será o processo, tuberculose tem cura. A pessoa estando com tosse há mais de três semanas procure uma Unidade de Saúde, pois todas estão aptas para realizar o tratamento adequado” afirmou Ana Therra.

A Coordenadora do Serviço de Assistência Especializada – SAE, Andysleia Ribeiro Lima, enfatizou a importância da ação. “Intensificamos as ações o ano todo para que a informação seja levada até a população que muitas das vezes pode estar sofrendo com a doença e não sabe. Não tenha vergonha de procurar ajuda, nós estamos aqui para atendê-los” destacou a coordenadora.
Os acadêmicos do nono período de Enfermagem da Itpac encenaram uma peça teatral sobre o tema para maior compreensão dos presentes.

O que é?
É uma doença causada pelo Mycobacterium tuberculosis ou bacilo de Koch, é infecciosa e transmissível que afeta prioritariamente os pulmões, podendo acometer outros órgãos e/ou sistemas.

Sinais e sintomas:
Tosse seca ou produtiva
Febre vespertina
Sudorese noturna
Emagrecimento
Cansaço/fadiga

Como prevenir?
Vacina BCG

Como tratar?
O tratamento é feito com antibióticos fornecidos gratuitamente pelo Sistema Único de Saúde - SUS.