UBS MÃE EUGÊNIA: Prefeitura entrega quarta Unidade Básica de Saúde em três anos e já sinaliza com implantação da Policlínica Saúde Já

Por: Mychelle Tauane/Secom Porto Nacional

WhatsApp Image 2024 07 01 at 12.44.52 1                                                                                                                                Foto: Sammuel Silva/Secom Porto Nacional

Mais acessibilidade, além de uma saúde pública de qualidade. Foi com esse foco que a Prefeitura de Porto Nacional inaugurou na manhã desta segunda-feira, 01, a quarta Unidade Básica de Saúde no município nos últimos três anos. Desta vez, os moradores do setor Jardim Brasília receberam as chaves da nova Unidade Básica, Porte I, Mãe Eugênia. O local, que precisou ser totalmente demolido e construído do zero, é oriundo de Emenda Parlamentar do Senador Irajá, no valor de R$ 1 milhão. O evento contou com a participação do prefeito, Ronivon Maciel, do senador Irajá, da secretária municipal da Saúde, Cristiane Nunes, e demais autoridades.

O novo local de saúde atenderá quase 2 mil pessoas, possui uma área de quase 300 m² e conta com recepção, sala de atividades coletivas, sala de observação, consultório odontológico, sala de inalação coletiva, consultório para acolhimento 1 e 2, estocagem de medicamentos, sala de curativos, depósito de material de limpeza, sala de administração e gerência, almoxarifado, copa, 3 consultórios e 5 banheiros.

mãe eugêniaaaaaa548374 Eas                                                                                                                                 Foto: Sammuel Silva/Secom Porto Nacional

Durante a solenidade, o prefeito Ronivon Maciel fez um breve resumo da saúde portuense e, na ocasião, se emocionou ao relembrar de como foi criado o Centro Municipal de Atendimento Multidisciplinar, totalmente com recursos próprios. “Porto Nacional já conta com 19 especialidades médicas, 18 unidades de saúde e estamos chegando a 27 equipes. Algumas delas já possuem horário estendido das 07 horas às 19 horas por entender que precisamos, sim, cuidar da nossa comunidade. A unidade Mãe Eugênia é muito especial para todos nós da nossa gestão, primeiro porque foi uma obra difícil que iniciamos do zero e segundo que foi aqui que recebi um pedido de umas mães falando de seus filhos com desenvolvimento atípico o que me sensibilizou e hoje temos o Centro Municipal de Atendimento Multidisciplinar que criamos totalmente com recursos próprios para atender essas e outras mães do nosso município”, pontuou Ronivon Maciel.

Morador do setor Jardim Brasília há quase 60 anos, Juvenal Ribeiro agradeceu ao município pelo vasto serviço desenvolvido. “Tenho 83 anos e sou morador do setor Jardim Brasília há quase 60 anos, e o trabalho da prefeitura nos últimos 3 anos aqui no meu setor é elogiável e motivo de muita alegria e emoção. A entrega da unidade básica Mãe Eugênia vem para nos dar uma qualidade maior no serviço de saúde e eu fico muito feliz”, disse Juvenal Ribeiro.

Implantação da Policlínica Saúde Já

No local, o senador Irajá sinalizou a implantação do programa Saúde Já em Porto Nacional a partir do segundo semestre de 2024. O programa, que funcionará em formato de policlínica, atenderá de forma gratuita por meio das especialidades de Ginecologia, Pediatria, Psiquiatria e Ortopedia, garantindo agilidade e uma maior acessibilidade aos serviços de saúde.

“Fizemos esse projeto na cidade de Araguaína como modelo para o Tocantins e deu tão certo que a cidade de Paraíso irá inaugurar esse serviço e a próxima a ser contemplada será a cidade de Porto Nacional que além de atender a cidade com esses serviços, também irá contemplar os municípios do sudeste do Tocantins”, garantiu o senador.