Prefeitura divulga resultado das eleições para gestores escolares; confira os nomes

Eleições aconteceram na última sexta-feira, 1º, e elegeu representantes para 13 escolas municipais

Por: Anne Karianny Moreira/Secom Porto Nacional

fotodiminuida

Foto: Divulgação

A comunidade de Porto Nacional foi às urnas, na última sexta-feira, 1º, para eleger os seus gestores escolares. A prefeitura, por meio da Secretaria Municipal da Educação, divulgou hoje, 05, no Diário Oficial o resultado da eleição para 14 escolas municipais. A lista com os candidatos eleitos pode ser conferida aqui conferida aqui.

A secretária de educação do município, Joana dos Reis, comentou a importância do processo. “As eleições são formas da comunidade participar ativa e democraticamente para eleger aqueles que vão estar à frente da gestão das escolas no nosso município. Esse cargo tem um papel importante dentro da gestão escolar”, ressaltou a secretária.

Os gestores têm a responsabilidade de integrar a comunidade escolar à instituição e planejar ações pedagógicas para os alunos. Os dirigentes também têm que zelar pela conservação da escola e estimular o corpo docente.

Os gestores eleitos cumprirão mandato de dois anos, a partir de 2 de janeiro de 2024. Candidatos que já ocupam o cargo podem se reeleger. Foi o caso de Sheylla de Araújo Barbosa, eleita com 85% dos votos válidos.

A professora se reelegeu ao cargo na Escola Celso Alves Mourão e destaca a transparência no processo eleitoral. “Vejo a tamanha importância da gestão democrática dentro das escolas, você poder escolher o líder da escola do seu filho é muito importante. O processo foi bem feito, muito transparente, foi extenso, mas muito bem elaborado”, pontuou Sheylla.

Segundo o prefeito Ronivon Maciel, todo o processo foi bem estruturado procurando manter a transparência e a seriedade que o pleito demanda.

As eleições elegeram gestores para as seguintes escolas do município: Celso Alves Mourão, Deasil Aires, Delza da Paixão, Generosa Pinto, União e Progresso, Marieta Macedo, ETI Francisco P. de Lemos, Izidória Quirino, Divino Espírito Santo, Cabo Wilson Farias, Judith Tavares, Jacinto Bispo, Maria de Melo e Eulina Braga. Vale ressaltar que na Escola Cabo Farias não houve candidato eleito.

celso 01

Celso Mourão - Sheylla Araújo Barbosa