Prefeitura regulariza progressão de servidores aposentados e paga mais de R$ 140 mil retroativos

Para o prefeito Ronivon Maciel, a finalização dessa pendência é uma forma de reconhecimento por aqueles que tanto já contribuíram com a educação no município

Por Anne Karianny Moreira/Secretaria Municipal de Comunicação

prefs

Foto: Dornil Sobrinho/Secom Porto Nacional

A Prefeitura de Porto Nacional regularizou a situação da progressão dos 30 servidores aposentados, dentre eles, alguns aguardavam desde 2014. Neste ano, foram pagos mais de R$ 100 mil aos 22 servidores que ainda estavam aguardando a finalização do processo. Em 2022, a Prefeitura regularizou a situação de oito servidores pagando mais de R$ 40 mil retroativos. Portanto, ao todo, a gestão atual pagou mais de R$ 140 mil aos servidores aposentados que estavam aguardando há cerca de dez anos a finalização dessa pendência.

A servidora Edízia Carneiro de Araújo atuou como técnica administrativa no município por quase 20 anos e está aposentada desde março de 2019. Ela foi uma das pessoas beneficiadas com a regularização. “Esse reconhecimento é muito gratificante porque a gente se prepara, estuda, se capacita para prestar o melhor serviço possível. Geralmente, a gente se aposenta e é deixada de lado, mas nessa gestão não. Assinei os documentos e meu dinheiro está na conta. Quero agradecer à Joanita [secretária] e a todos os envolvidos. Fico muito feliz que ela chegou nesse patamar de secretária da Educação”, relata.

A secretária municipal da Educação, Joana dos Reis, revela que foi feita uma análise minuciosa para que tudo corresse dentro da legalidade. “Concluímos os cálculos para que pudéssemos pagar o retroativo dos aposentados. Esse é mais um avanço e mostra o comprometimento desta gestão em cumprir seus acordos”.

O prefeito Ronivon Maciel declara que há o reconhecimento da comunidade portuense pela educação. “Existe uma torcida muito grande de toda a sociedade portuense pela nossa educação, para que ela dê certo. A valorização é um caminho assertivo para que possamos oferecer uma educação de qualidade e estamos reconhecendo aqueles que contribuíram muito pela nossa educação, que são os aposentados”. O prefeito ressalta ainda que está com o coração aliviado e que irá continuar firme cuidando da educação que é tão preciosa.