Assistência Social: SEMAS divulga cursos à distância; inscrições começaram dia 16

WhatsApp Image 2020 04 17 at 17.33.55

A Secretaria Municipal da Assistência Social de Porto Nacional (SEMAS), através do Centro de Referência Especializado em Assistência Social (CREAS), está divulgando cursos gratuitos de 'Fortalecimento de Gestão - Oferta 2020' (60h), 'Formação Básica em Socioeducação - Núcleo Básico em EAD' (165h), 'Medida Socioeducativa no Meio Aberto no SUAS' (60h) e 'Meio Fechado: Justiça e Práticas Restaurativas' (60h). As inscrições começaram nessa quinta-feira, 16, e vão até o dia 23 de abril. As formações iniciam no dia 04 de maio e terminam no dia 12 de julho de 2020. As capacitações são promovidas pela Escola Nacional de Socioeducação (ENS), da Secretaria Nacional dos Direitos da Criança e do Adolescente (SNDCA), do Ministério dos Direitos Humanos (MDH).

Os interessados devem entrar em contato com o CREAS de Porto Nacional, pelos telefones (63) 3363-3573 ou (63) 9 9945-7213, falar com a servidora e Psicóloga, Joana Darc Queiroz. Os alunos receberão o certificado de Orientador Socieducativo Voluntário. Para mais informações acesse o site http://www.ens.ceag.unb.br/sinase/ens2/ .

O curso 'Medida Socioeducativa no Meio Aberto no SUAS' (60h) é obrigatório e o aluno poderá escolher mais um.

Ao término, os alunos já formados, poderão entrar como 'orientadores voluntários' no CREAS, para os encaminhamentos de 'meio aberto'.

Cursos, saiba mais:

• Fortalecimento de Gestão - Oferta 2020

Temáticas abordadas

Gestão Socioeducativa e Estratégica: Gestão por meio de Planejamento e Gestão Institucional do Sistema Socioeducativo; Gestão de Órgãos Públicos e suas Implicações; Gestão de Pessoas na Perspectiva de Implementação do SINASE; Gestão Socioeducativa e Especificidades: Gestão da Comunicação Institucional e Gestão e Articulação Externa; Gestão do Programa de Atendimento Institucional e Gestão das Estruturas Físicas e Arquitetônicas; Gestão de Pessoas; Senso de Comunidade – Formação de Equipes.

Público-alvo

Profissionais da área da socioeducação e, preferencialmente, aqueles ocupantes de cargos de gestão

Modalidade:  à distância

Vagas: 1300

Passos para a sua inscrição:

1)            Preencher o formulário, clicando aqui. Essa inscrição permitirá você participar da seleção e realizar o curso na plataforma da ENS;

2)           Para receber seu certificado, você precisará, além de atender as condicionalidades exigidas no curso, também se cadastrar no sistema SIEX, da UnB, em endereço a ser divulgado e disponibilizado brevemente, juntamente com o período permitido para o seu cadastramento. Lembrando que ao não realizar o passo 2, você poderá fazer o curso, porém sem direito à certificação da UnB, caso seja aprovado.

Atenção

a) É necessário se cadastrar, para quem ainda não possui cadastro na comunidade ENS, acessando o link sinase.ceag.unb.br, antes de se inscrever em qualquer curso da ENS;

b) Será possível o máximo de duas inscrições em cursos por candidato. Caso ultrapasse esse limite, a restrição será imposta no momento da seleção, no corte da inscrição adicional, a critério da ENS.

• Formação Básica em Socioeducação - Núcleo Básico em EAD

Temáticas abordadas

Adolescência e Juventude: Questões Contemporâneas; Políticas Públicas e Marco Legal da Socioeducação no Brasil; Metodologia do Atendimento Socioeducativo; Orientações Pedagógicas do SINASE; Parâmetros de Gestão do Atendimento Socioeducativo; Parâmetros de Segurança no Atendimento Socioeducativo.

Público-alvo

Profissionais, equipes técnicas, gestores e demais integrantes da rede de atendimento que atuam nas medidas socioeducativas de meio aberto, restritivas ou privativas de liberdade. Nível médio concluído, como pré-requisito para participação no curso.

Período de Realização: 04/05/2020 a 12/07/2020

Carga Horária: 165h

Modalidade: à distância

• Medida Socioeducativa no Meio Aberto no SUAS

Temáticas abordadas

Medidas Socioeducativas: Aspectos Históricos e Conceituais; Atores Responsáveis e Parâmetros de Execução

Público-alvo

Técnicos e gestores das políticas sociais para o atendimento de adolescentes em cumprimento das medidas socioeducativas em meio aberto executadas no âmbito da assistência social

Modalidade: a distância

• Meio Fechado: Justiça e Práticas Restaurativas

Temáticas abordadas

Abordagens Interdisciplinares sobre Resolução de Conflitos: Considerações Introdutórias sobre o Conflito e Formas de Resolução de Conflitos; Justiça Restaurativa e Apresentação dos Modelos de Práticas: Justiça Restaurativa e Justiça Restaurativa Juvenil; Experiências em Curso; Intervenção Socioeducativa e Prática Restaurativa; Enfrentamento à Violência Institucional.

Público-alvo

Profissionais da área da socioeducação. Nível médio concluído como pré-requisito para participação no curso.

Nível: Extensão

Modalidade: a distância

Vagas: 1.300

Certificação: Universidade de Brasília / Escola Nacional de Socioeducação.

Texto: Umbelina Costa
Secretaria Municipal da Comunicação