Programa gratuito voltado para jovens empreendedores é lançado em Porto Nacional

Geração 4.0 vai atender jovens com idade entre 16 e 29 anos que queiram empreender com baixo ou zero investimento

foto g4.0
                                                      O Prefeito Ronivo Maciel foi representado pelo Chefe de Gabinete Marcos Geovane

Promover a capacitação gratuita de jovens de 16 a 29 anos, residentes em Porto Nacional para abrirem seus próprios negócios com baixo ou zero investimento é o objetivo do Programa Geração 4.0, lançado nesta terça-feira, 10, no Centro de Convenções Comandante Vicente de Paula. As aulas teóricas terão duração de 5 dias e posteriormente será feita mentoria que auxiliará os participantes por 3 meses, fomentando a geração de emprego e renda. Durante a cerimônia de lançamento também foi feita a entrega de Certificados do Programa Juventude Empreendedora 2.1 e a assinatura do Termo de Pactuação do Programa Geração 4.0

Idealizado pela Deputada Estadual Claudia Lelis e realizado pela Prefeitura Municipal de Porto Nacional, por meio da Fundação Municipal de Juventude e Besouro Agência de Fomento Social, o Geração 4.0 conta com o apoio do Governo do Tocantins, do Conselho Nacional da Juventude - Conjuve, e da Liga Universitária do Tocantins , LUT. Os interessados em participar do programa terão até o dia 20 de junho para fazer suas inscrições pelo site www.geracao4-0.com.br.

A deputada Claudia Lelis se emocionou ao falar do programa. "Hoje é um dia de grande emoção, eu sei que é a vitalidade da juventude, a garra, que fará do empreendedorismo a mola propulsora para a transformação que nós precisamos que seja feita, não só no nosso estado, mas do nosso País. O Geração 4.0 é um programa tão bonito e eu só tenho a agradecer por estarmos conseguindo levar essa oportunidade para os jovens portuenses em um momento que se faz tão necessário essa busca de alternativas. A mensagem que quero passar é que cada jovem precisa entender que ele é do tamanho dos seus sonhos”, ressaltou.

Para o presidente da Fundação Municipal de Juventude de Porto Nacional, Murilo Ferreira, o Programa Geração 4.0 é a realização de um sonho. “Esse evento é um sonho de realização de políticas públicas para os jovens no nosso município. A gente acredita no empreendedorismo, no potencial de centenas de jovens com capacidade e aptos para empreender, o projeto vai atender jovens de Porto Nacional e dos distritos. Temos muita confiança que esse projeto irá transformar vidas”, destacou.

foto 4.0 2

Vice-Governador Wanderlei Barbosa durante a solenidade

Portuense e Vice-Governador do Estado do Tocantins, Wanderlei Barbosa, disse estar muito contente com o lançamento do Programa em Porto Nacional. “É muito satisfatório estar presente em um momento tão especial e importante como esse. Que esse projeto possa alcançar o maior número de jovens possível, para isso temos que, através de políticas públicas, apoiá-los e gerar oportunidades de um futuro melhor. Estimular o esporte, o lazer, a cultura, tudo que viabilize melhorias nas condições de vida dos nossos jovens, declarou.

“Estamos aqui de coração aberto, muito felizes, olhando com bastante afinco para os jovens de modo a trabalhar de forma articulada, porque fazemos parte de um governo municipalista que tem o olhar para cada município. É muito gratificante ver a certificação de todos esses jovens e ainda ter a oportunidade de contemplarmos outros certificados através da iniciativa da deputada Claudia Lélis”, comentou a Secretária de Estado da Educação, Juventude e Esportes, Professora Adriana Aguiar.

Sobre o Programa Juventude Empreendedora 2.1

foto g4.0 3

Participantes do Programa Juventude Empreendedora 2.1 recebendo certificação.

195 jovens portuenses receberam a certificação do Programa Juventude Empreendedora 2.1. Curso gratuito criado para ajudar a criar e manter um negócio, com pouco ou zero recurso, em tempos de pandemia. A capacitação foi realizada em maio de 2021 e dividida em 11 etapas que abordam finanças, comunicação online e offline, gestão de pessoas, entre outros. O programa contou com mais de 39 mil jovens inscritos em todo o Brasil, com mais de 7400 inscritos no Tocantins.

A jovem Ana Laura que participou do projeto demonstrou entusiasmo. “Eu me inscrevi no projeto porque sempre tive muita curiosidade em aprender, é muito importante esse empenho da prefeitura em incentivar, investir no jovem portuense, pensar no nosso futuro, estou muito motivada.

Outro participante do projeto foi o jovem Fabiano Pereira, que declarou, “esse projeto tem como reavivar a esperança do jovem que às vezes não consegue uma oportunidade de emprego e vê nesta iniciativa uma chance de abrir o seu negócio, conseguindo não só criar renda para ele e para a família, como também movimentar o país, transformar todo esse contexto que a gente vive. Uma iniciativa como essa, abre nossas mentes para várias outras possibilidades.

A solenidade contou com a participação da Banda Municipal Mestre Adelino, e estiveram presentes o Vice-Governador do Estado do Tocantins, Wanderlei Barbosa, a Deputada Estadual e Idealizadora do Programa, Claudia Lélis, o Chefe de Gabinete Municipal Marcos Geovane representando o Prefeito Ronivon Maciel, a Secretária de Estado da Educação, Juventude e Esportes, Professora Adriana Aguiar, o Secretário-Geral do Conselho Nacional da Juventude do Governo Federal, Gustavo Gama, o Gestor Operacional de Projetos da Besouro Agência de Fomento Social, Rafael Madeira, a Diretora da Indústria, Comércio e Serviços, Jeane Pinheiro, o Presidente  da Liga Universitária do Tocantins, Nilson Grimm, o Presidente da Fundação Municipal de Juventude de Porto Nacional, Murilo Ferreira, o Secretário Geral do Conselho Nacional da Juventude, Gustavo Gama, o Subprefeito Nick Lauder, Secretários e Vereadores da Gestão Municipal.

Por: Nadya Mayara/Secom

Fotos: Dornil Sobrinho