Testes rápidos são disponibilizados à jovens de Porto Nacional em alusão à campanha “Dezembro Vermelho”

A ação alcançou cerca de 50 jovens com distribuição de preservativos e realização de testes de HIV, Sífilis e Hepatite

WhatsApp Image 2021 12 15 at 15.31.12 1                                                                                                                         Fotos: Dornil Sobrinho/Secom Porto Nacional

Com o intuito de chamar a atenção para prevenir e conscientizar a juventude portuense, a Secretaria Municipal da Saúde, realizou nesta terça-feira, 14, uma atividade que envolveu, principalmente o público jovem, na Fundação Municipal da Juventude, localizada no setor Planalto. A ação que contou com a distribuição de preservativos e a realização dos testes rápidos de HIV, Sífilis e Hepatite alcançou cerca de 50 jovens que estavam no local. Além de prevenir, a ação também garante a proteção dos direitos das pessoas infectadas com o vírus.

De acordo com o presidente da Fundação Municipal da Juventude, Murilo Ferreira, a campanha é importante. "Sabemos que o mês alusivo à campanha Dezembro Vermelho traz uma mensagem importante que é o sexo seguro e evitar ao máximo a proliferação de doenças que só tem crescido no país e no mundo", Pontuou.

O jovem Yohann Alves, estagiário na Fundação Municipal da Juventude, realizou os testes e ainda destacou a importância de priorizar sua saúde. "Nós, jovens, somos exemplo para a sociedade e se demonstrarmos o nosso cuidado com a saúde, automaticamente todos sentem esse mesmo interesse. Apesar de termos os testes disponíveis durante o ano inteiro, a campanha traz essa intensificação maior, sou homem, jovem, tenho a vida sexual ativa e sempre procuro conscientizar o próximo a cuidar de sua saúde assim como eu cuido”, disse Yohann.

Dezembro Vermelho

O Dezembro Vermelho, campanha instituída pela Lei nº 13.504/2017, marca uma grande mobilização nacional na luta contra o vírus HIV, a Aids e outras IST (infecções sexualmente transmissíveis), chamando a atenção para a prevenção, a assistência e a proteção dos direitos das pessoas infectadas com o HIV.

A campanha é constituída por um conjunto de atividades e mobilizações relacionadas ao enfrentamento ao HIV/Aids e às demais IST, em consonância com os princípios do Sistema Único de Saúde, de modo integrado em toda a administração pública, com entidades da sociedade civil organizada e organismos internacionais.

Tratamento

Todas as pessoas diagnosticadas com HIV têm direito a iniciar o tratamento com os medicamentos antirretrovirais, imediatamente, e, assim, poupar o seu sistema imunológico. Esses medicamentos (coquetel) impedem que o vírus se replique dentro das células T CD4+ e evitam, assim, que a imunidade caia e que a Aids apareça.

Por: Mychelle Tauane