Primeira edição do Esporte e Lazer Itinerante na Roça homenageia o desportista Martim da Garapa

A ação objetiva levar atividades esportivas para Comunidades e Assentamentos mais distantes

São Frasncisco

Fotos: Rubens Coelho/Secom Porto Nacional

A prefeitura de Porto Nacional, por meio da Secretaria Municipal de Esporte e Lazer, realizou, na tarde deste domingo, 20, no assentamento São Francisco, a 1ª edição do projeto Esporte e Lazer Itinerante na Roça, que homenageou o desportista Martim da Garapa, com um torneio de futebol com seu nome. A ação objetiva levar atividades esportivas para as comunidades e Assentamentos mais distantes e conta com diversas modalidades como: capoeira, badminton e exercício funcional.

Capoeira 2

bel

Fotos: Rubens Coelho/Secom Porto Nacional

Dentre as atividades realizadas no Esporte e Lazer Itinerante na Roça, ocorreu o Torneio de Futebol Martim da Garapa, que anteriormente era chamado de 'campeonato na roça'.  O nome atual é uma homenagem ao chacareiro Martiliano Avelino Dias, precursor do esporte na roça.

O Secretário Municipal de Esportes e Lazer, Capitão Diógenes Gonçalves, explicou que esse evento é uma adaptação do antigo Campeonato da Roça. “Essa ação é uma adaptação ao que já existia, mas com outras atividades de esporte e lazer, como o badminton, a queimada, o futebol de golzinho, exercício funcional e capoeira. Dessa forma, contemplamos apenas os jogadores de futebol, mas toda a comunidade e também mostramos que é possível fazer muita coisa, mesmo com pouco”, reiterou o Capitão Diógenes.

A presidente da Liga Esportiva Rural de Porto Nacional, Marlene Santos, destacou a importância da homenagem. “O esporte é muito importante para a zona rural, está sendo um dia especial para a comunidade e eu fico muito feliz com esse torneio, que é uma homenagem a um grande produtor que faleceu há 4 anos, o Martim da Garapa. Ele era um desportista e hoje os seus filhos estão participando do torneio e também são desportistas e isso é muito gratificante”, destacou.

O filho de Martim da Garapa, Rodrigo Avelino, destacou que “é uma honra muito grande receber essa homenagem ao meu saudoso pai e fico muito feliz de estar contribuindo com a realização desse evento”, ressaltou.

O morador do Assentamento São Francisco e participante do torneio, Josimar Ribeiro, falou sobre os benefícios de ações como essa. “É muito importante para a comunidade porque as atividades de lazer nos assentamentos são poucas. Esse evento promove a interação da comunidade, a integração com outras regiões e movimenta o local”, pontuou.

O vereador Soares Filho esteve presente durante a realização do torneio e lembrou que as comunidades rurais são muito carentes de ações do poder público e que essas ações voltadas ao esporte, educação e saúde nesses locais mais distantes da sede do município podem elevar a qualidade de vida dessas pessoas.

De acordo com o secretário Diógenes o Esporte e Lazer Itinerante na Roça é uma das maneiras que a gestão propôs para que as políticas públicas de esporte chegassem às áreas mais longínquas, uma das bandeiras que a gestão levanta. Outros eventos esportivos também acontecerão na Matança, no Assentamento Flor da Serra e Assentamento Santo Antônio.

Seis equipes disputaram o torneio: Bar do Cícero, Bragantino, Brejão, Cachoeira, São Francisco e Santo Antônio. Ficou com o primeiro lugar, a equipe Bragantino, deixando o segundo lugar com a equipe Santo Antônio.

Campeonato "Viva o Futebol"

Bola ar

Fotos: Rubens Coelho/Secom Porto Nacional

Com apoio da prefeitura de Porto Nacional, por meio da Secretaria Municipal de Esporte e Lazer, aconteceu neste final de semana o campeonato amador no campo do Setor Imperial “Viva o Futebol”.

O torneio está na fase das oitavas de final e é realizado na Arena Imperial. Ao todo, participaram 32 equipes, sendo oito classificadas nessa fase e que irão competir nas quartas de finais, no próximo final de semana (26 e 27/02).

Por: Anne karianny Moreira

Secretaria da Comunicação