Conheça as políticas públicas de incentivo a agricultura familiar

agricultura familiar lona

A agricultura familiar é toda forma de cultivo de terra que é administrada por uma família e emprega como mão de obra os membros da mesma. A produção de alimentos acontece em pequenas propriedades de terra e se destina à subsistência do produtor rural e ao mercado interno do país. Do supermercado à mesa, mais da metade das verduras, frutas e hortaliças que consumimos, vem da agricultura familiar, ou seja, dos pequenos produtores da zona rural local ou até mesmo dos cultivos feitos na cidade. Eles ajudam a movimentar toda a cadeia produtiva.

As políticas de incentivo a agricultura familiar foram o tema do vídeo da Secretaria Municipal Produção, exibido na plataforma digital "Porto Verão 2020" - verao.portonacional.to.gov.br - nessa terça-feira, 07. O conteúdo está disponível no endereço https://youtu.be/ljiO4xbzTc4, do Youtube.

Uma das garantias que o agricultor tem em caso de perda da lavoura, por seca ou estiagem, é o seguro da agricutura familiar,  o SEAF, que é um incentivo e uma segurança a mais para o pequeno produtor. Com cobertura ampla, o SEAF traz a garantia de renda. O agricutor deve contratar o financiamento de custeio agrícola do Pronaf - Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar. Quando isso é feito, o seguro já vem inserido de forma automática.
No início desse ano, o Governo Federal ampliou a cobertura do seguro, uma medida bastante importante, onde houve uma elevação da renda líquida segurável e o seguro vai cobrir até 80% da receita do agricultor com a lavoura, com a parte dos custos de produção com o financiamento e a renda líquida (o que realmente o agricultor vai receber).

A renda líquida segurável tinha um limite de R$ 20 mil reais, que pra muitas lavouras era insuficiente, e com o aumento foi para R$ 40 mil reais. Neste caso, culturas de frutas, olerícolas (tomate, batata, pimentão e outras). Para as demais culturas o aumento foi de R$ 20 para R$ 22 mil reais, para as lavouras temporárias de trigo, milho, arroz, feijão e outras.

Assita o vídeo na íntegra e saiba tudo sobre as políticas públicas de incentivo a agricultura familiar.

Texto: Umbelina Costa
Foto: Web