Cine Clube Rios recebe Mostra de Cinema Portuense neste final de semana; dois novos documentários serão lançados

DSC 5588 1

Filme/Documentário: Entre Ruas e Quintais

Buscando sempre estimular ações culturais, a Prefeitura de Porto Nacional, através da Secretaria Municipal da Cultura e do Turismo, realiza em parceria com a Idearte Audiovisual, neste final de semana, (31/08 e 1º/09), no Cine Clube Rios, a 1ª Mostra de Cinema Portuense. A programação contará com a exibição de mais de 20 produções audiovisuais no formato curtas-metragens produzidos na cidade.

Com entrada gratuita, a mostra começa com a película ‘Artesão’, documentário que fala sobre o ofício do artesão Zé dos Buritis.

Conforme o diretor João Luiz Neiva, a programação vai apresentar pela primeira vez na tela grande, o Projeto 21, um diálogo com o cinema, desenvolvido durante um ano na cidade de Porto Nacional e que resultou na produção de 21 curtas metragens, que agora podem ser exibidos em espaço adequado e com projeção de qualidade.

“Durante a Mostra do Cinema Portuense, dois documentários serão lançados, o curta, Entre o Céu e a Terra, uma cinebiografia de João Pires Querido, e Ruas e Quintais, 2º episódio, que navega nas brincadeiras e traquinagens de infância e adolescência dos moradores do Centro Histórico de Porto Nacional”, explicou.

Serão apresentados os curtas: Tecnosussa, Rosalino, Empalhados, Professora Generosa, O Santinho, Pontal e Janelas.

A Mostra do Cinema Portuense vai contar com o um pocket show na abertura das sessões - o músico e compositor Everton dos Andes. Com João Luiz Neiva na direção, produção, roteiro e com fotografia e edição de Carlos Franco, professor do curso de Jornalismo da Universidade Federal do Tocantins (UFT), o projeto teve duração de 12 meses. Nesse período foram produzidos 21 curtas.

Ainda de acordo com Neiva, a mostra reúne uma pluralidade de obras que se comunicam e fazem um recorte das histórias do rico mosaico que a centenária cidade de Porto Nacional oferece, reforçando a ideia de que o cinema vai muito além do que é exibido nos grandes circuitos comerciais.

O Cine Clube Rios foi inaugurado em junho, e está localizado no Centro de Convenções Comandante Vicentão, em frente ao Espaço Cultural Beira Rio, na orla da cidade.

Mostra do Cinema Portuense

De 31 de agosto a 01 de setembro de 2019