Secult de Porto Nacional restaura acervo da Biblioteca Municipal Eli Brasiliense e avança na preservação histórica e cultural

 

WhatsApp Image 2020 07 07 at 09.00.28 Equipe de restauração altamente comprometida com a conservação do acervo histórico

 

Uma parte da história e da memória de Porto Nacional e do Brasil, pertencente ao acervo literário da Biblioteca Municipal Eli Brasiliense, começou a ganhar vida graças ao trabalho de higienização e restauração que vem sendo realizado pela Prefeitura, através da Secretaria Municipal da Cultura e do Turismo, há cerca de oito meses. Assim, pela primeira vez na trajetória cultural e intelectual do Município portuense, que livros raros e históricos recebem uma intervenção com a missão de reverter os danos físicos ou químicos sofridos ao longo do tempo, de modo a devolvê-los com integridade física e restituir seu caráter histórico. O riquíssimo acervo se encontrava desativado há bastante tempo e o seu processo de recuperação ocorre criteriosamente.

 

WhatsApp Image 2020 07 07 at 09.00.34

Trabalho minucioso que exige técnica

 

O restauro dos livros está em fase de conclusão e o prédio histórico na Rua Bartolomeu Bueno, dono de um acervo de 70 mil exemplares, recupera a sua dignidade ao ser reconstruído pela atual Gestão Municipal, que tão logo seja possível, será devolvido à comunidade, após a pandemia da Covid-19.

 

WhatsApp Image 2020 07 07 at 09.00.37

O trabalho iniciado há oito meses já está sendo finalizado

 

Os livros já foram todos higienizados e 30% deles, restaurados um a um. E há um detalhe nesse processo: estão sendo utilizadas técnicas de alta qualificação, através de uma equipe profissional coordenada pela especialista em Higienização, Restauração de Acervos Bibliotecários e Encadernação de Livros, Elzideth Pinto de Cerqueira. Ela tem formação superior em Restauração de Livros pelo SENAI de São Paulo.

 

WhatsApp Image 2020 07 07 at 09.00.27

Limpeza com cuidado e carinho

 

A Especialista ressaltou que todo o trabalho consta de higienização; preservação e base de dados para catalogação; identificação e descrição; além de preparação para informatização do acervo. Ela contou, ainda, sobre a experiência dessa renovação dos livros.

“Primeiramente, limpeza, muito cuidado e carinho. É assim que milhares de livros estão renascendo pelas mãos de nossa equipe, composta por nove auxiliares restauradores. O destino: Biblioteca Municipal Eli Brasiliense, que voltará a funcionar em breve, levando a leitura e literatura aos seus usuários e visitantes. A higienização é feita nas capas, seixas, guardas e, depois disso, higienizamos o miolo, que corresponde às 25 primeiras páginas, frente e verso. E claro, se o livro que estou nas mãos apresentar uma sujidade total, ele será todo higienizado. Além disso, a higienização do ambiente é primordial, por estarmos expostos ao pó. Usamos cubas de caixa de papelão para que o pó não prolifere para os outros livros que estão sendo higienizados", explicou Elzideth.

 

WhatsApp Image 2020 07 07 at 09.00.30 1

"O interesse não é que pareçam mais novos, mas que vivam um pouco mais"

 

Ela também observou, que quando o problema está na estrutura, são necessários processos de restauro mais demorados e trabalhosos. "A ética dos restauradores é respeitar a história de vida das obras, o interesse não é que pareçam mais novos, mas que vivam um pouco mais. O ideal é que as pessoas percebam a nossa intervenção e o que foi feito com o livro”, disse a restauradora de obras raras e encadernadora há 20 anos.

 

WhatsApp Image 2020 07 07 at 09.00.30

A catalogação

 

WhatsApp Image 2020 07 07 at 09.00.33

WhatsApp Image 2020 07 07 at 09.00.36 

Provisoriamente instalado na antiga Escola Raimundo Gabriel, no setor Jardim Brasília, todo esse trabalho de conservação e restauro em prol do acervo da biblioteca municipal é composto pela Samara, Jaqueline, Milena, Hélio, Samuel, Matheus, Esterlane e Maria Euzimar, além da coordenadora Elzideth.

 

WhatsApp Image 2020 07 07 at 09.00.31

 

Saiba Mais

O ofício de restaurar

Os principais serviços ao restaurar uma obra são a higienização, remendos, aplicação de lombadas, remoção de fungos e ferrugens, reestruturação de suportes, remontagem, costura, reforços, velaturas e encadernação.

Os responsáveis pelo processo trabalham de avental, máscara e luvas cirúrgicas, óculos de proteção, toucas descartáveis, além de EPIs - Equipamentos de Proteção Individual no rosto. Tudo para maior segurança dos profissionais em restauração.

 

WhatsApp Image 2020 07 07 at 09.00.29

WhatsApp Image 2020 07 07 at 09.00.26

WhatsApp Image 2020 07 07 at 09.03.21 Antes os livros estavam assim, jogados à própria sorte

 

 

 

 

Texto: Jornalista Luciana Macedo

Fotos: Dornil Alves 

Secretaria Municipal da Comunicação