Café Literário Moraes Moreira abre as portas para o universo da leitura e reúne escritores homenageados em versão virtual

WhatsApp Image 2020 07 10 at 14.16.28

Secretário Municipal da Cultura e do Turismo, Arnaldo Bahia com o Patrono Regional, Célio Pedreira

O Café Literário, que leva o nome do cantor, compositor e violonista baiano Moraes Moreira, em sua homenagem, abriu as portas com programação para os próximos cinco dias, na fronteira virtual do maior evento cultural, intelectual e literário do Tocantins e da região Norte do Brasil. As apresentações aconteceram na tarde dessa quinta-feira, 09, no Palco Antista do Acordeon, da 39ª Semana da Cultura de Porto Nacional e 3ª Feira Literária Portuense, a Flip.

Na ocasião, o secretário municipal da Cultura e do Turismo, Arnaldo Bahia, apresentou o poeta e patrono regional homenageado na versão digital, Célio Pedreira. Essa edição homenageia, também, outras duas grandes personalidades da literatura tocantinense: Juarez Moreira Filho, que tem seu nome no Espaço Alaporto – Academia de Letras e Artes de Porto Nacional, e o jornalista e escritor Tião Pinheiro que tem seu nome homenageado no Espaço Livro e Leitura.

WhatsApp Image 2020 07 10 at 14.15.45

O romancista Juarez Moreira Filho

WhatsApp Image 2020 07 10 at 14.11.24

Jornalista e escritor, Tião Pinheiro

Promovida pela Prefeitura de Porto Nacional, através da Secretaria Municipal da Cultura e do Turismo, a 39ª Semana da Cultura de Porto Nacional e a 3ª Flip é co-realizada pela Diretoria de Tecnologia da Informação e Inovação e pela Secretaria Municipal da Comunicação.

A abertura do Café Literário e demais espaços, além de contar virtualmente com o lançamento de obras literárias, teve a participação de escritores de diversas regiões do país, entre eles estão nomes como Joarez Virgolino Aires, de Curitiba (PR), Maria de Fátima Araújo Teles, de Brejo Santo (CE), e quatro escritores de Boa Vista (RR), Bruno Claudio Garmatz, João Euclides Junges, Kinho Correia e Édison Eroques Daniel Velho.

Virtualmente, participaram também da cerimônia, os escritores regionais; Zeca Tocantins, Léo Póvoa, Dídimo Heleno Póvoa Aires, Juraci Teles e Magno Barros e Júnio Batista.

WhatsApp Image 2020 07 10 at 14.22.42 2

WhatsApp Image 2020 07 10 at 14.22.42 1

O patrono do evento literário, Célio Pedreira, durante a sua fala, agradeceu e teceu elogios ao empenho das Secretarias da Cultura, Comunicação e Diretoria de Tecnologia e Informação, por reinventarem as conexões e interações num momento de pandemia e manter assim, a Semana da Cultura relevante como sempre foi, desde 1980.

“Há quase meio século, o poder público e o povo de Porto Nacional criou a Semana da Cultura. Exatamente no ano de 1980, instituiu-se este encontro, que hoje é reinventado para atender um tempo, onde é necessário estar perto, mesmo estando longe. Ou seja, inventaram uma Semana da Cultura em tempos de pandemia, pela Covid-19. Por isso, é importante elogiar a dedicação dos servidores, pela acolhida que me deram nessa plataforma digital. Como escritor homenageado, reafirmo minha crença e convicção na cultura de um povo, de uma gente, e reafirmo o meu compromisso com a gente do meu lugar. Agradeço à gestão pública municipal por ter me concedido a honra de estar aqui”, comemorou o médico, poeta e patrono regional Célio Pedreira.

ccccc Médico, poeta e patrono regional Célio Pedreira

Texto: Jornalista Luciana Macedo