ESTÁ DISPONÍVEL QUESTIONÁRIO ONLINE QUE VISA MAPEAR ATORES E POLÍTICAS PÚBLICAS CULTURAIS DE PORTO NACIONAL

 

 

 A acadêmica do curso de Letras da Universidade Federal do Tocantins – Campus de Porto Nacional, Jardeane Reis de Araujo, orientada pela professora Dr. Rosane Balsan, que atua no curso de geografia da UFT – Câmpus de Porto Nacional, estão desenvolvendo uma pesquisa sobre as políticas públicas de Cultura para os ativistas e agentes culturais de Porto Nacional.

UFT

Universidade Federal do Tocantins -Câmpus de Porto Nacional

 

De acordo com a idealizadora da pesquisa, Jardeane Reis, o projeto pode contribuir para o desenvolvimento da região. “Pensar as políticas públicas culturais em uma cidade reconhecida como Patrimônio Cultural Brasileiro remete a acuidade de se estudar os recursos financeiros e suas aplicações nas áreas temáticas definidas em lei e nos diversos organismos do Sistema Municipal de Cultura de Porto Nacional. Estes instrumentos de gestão contribuem para a construção e formulação de orçamentos e propostas culturais, que incentivam e promovem as várias áreas da Cultura na cidade, beneficiando os profissionais desta área, bem como a própria comunidade portuense”, declarou a estudante.

A pesquisa é vinculada ao Programa Institucional de Bolsa de Iniciação Científica (PIBIC) e tem como objetivo conhecer as ações de Políticas Públicas Culturais do município entre os anos de 2014 a 2020. De acordo com a orientadora do projeto professora Dr. Rosane, “o intuito é contribuir para o desenvolvimento deste segmento na cidade, visto que a cultura é um dos setores mais afetados pela pandemia”.

O questionário é específico para quem atua diretamente com as questões culturais, como ativistas culturais, os gestores e colaboradores atuais e também dos anos anteriores até 2014 que compõem a Secretaria de Cultura de Porto Nacional. O formulário está sendo disponibilizado de forma online e os interessados podem contribuir por meio deste link.

 

Por Anne Karianny Moreira/Ascom