Escritora Francisquinha Laranjeira será uma das homenageadas da 4ª edição da Feira Literária Portuense

 

A abertura oficial da Feira Literária acontecerá na próxima quinta-feira, 05, às 19 horas e contará com a presença de homenageados

IMG 20210803 174449                            

                               A Feira Literária é um dos eventos mais importantes do Circuito Turístico Cultural de Audiovisual de Porto Nacional

 

A 4ª edição da Feira Literária Portuense – FLIP tem novidades para 2021. O evento vai lançar o prêmio de Escritor Destaque, e a escolhida da Biblioteca Municipal Eli Brasiliense, para receber o prêmio, foi a escritora Francisquinha Laranjeira, Imortal e ex-presidente da Academia Palmense de Letras. A abertura oficial da Feira Literária acontecerá na próxima quinta-feira, 05, às 19 horas, na Comsaúde e contará com a presença do prefeito Ronivon Maciel, do escritor e presidente da Academia de Letras e Artes de Porto Nacional - ALAPORTO, Edvaldo Rodrigues e homenageados.

 A 4º Feira Literária portuense será realizada entre os dias 05 e 08 de agosto e é um dos eventos mais importantes do Circuito Turístico e Cultural de Audiovisual de Porto Nacional. A FLIP foi criada em 2017 pela Prefeitura Municipal de Porto Nacional e já faz parte do Calendário Turístico e Cultural do Município. Neste ano está sob a organização da Secretaria Municipal da Cultura e do Turismo - Biblioteca Municipal Eli Brasiliense em conjunto com a ALAPORTO.  

 Como Patrono Nacional a 4ª Feira Literária Portuense terá o escritor Bernardo Élis (in memorian), da Academia Brasileira de Letras – ABL. Já como Patrono Regional da FLIP 2021 será o escritor Wátila Misla, da Academia Dianopolina de Letras – ADL. O artista homenageado será o Mestre Bonfim, mestre dos pandeiros de Porto e o Café Literário vai homenagear a escritora e Imortal da ALAPORTO, Elvanir Matos Gomes, carinhosamente conhecida como Quininha. 

Segundo o diretor cultural, da Secretaria da Cultura e do Turismo, Fábio Moreira Barbosa, “a FLIP é um dos 14 eventos do calendário turístico cultural de Porto Nacional 2021, que formam o mosaico das manifestações culturais e da infraestrutura turística do município, apresentadas no circuito com a temática “A importância do registro da memória”, destaca. O diretor lembra ainda que o evento envolve aproximadamente 200 escritores e possui um rico discurso acadêmico, com palestras, apresentações culturais e musicais. O músico João Beckman, natural de Porto Nacional, fará o show de abertura do evento, numa apresentação instrumental de violão.  

São colaboradores da Feira Literária, a Universidade Federal do Tocantins – UFT; o Instituto Federal do Tocantins – IFTO; a Universidade Estadual do Tocantins – UNITINS; o Centro Universitário Luterano de Palmas – ULBRA; o Instituto Tocantinense Presidente Antônio Carlos Porto – ITPAC e o Centro Universitário Católica do Tocantins, além de editoras, livrarias, e diversas Academias de Letras. Academia Palmense de Letras (APL), Academia de Letras de Paraíso (ALP), Academia Dianopolina de Letras (ADL), Academia Gurupiense de Letras (AGL), Academia de Letras de Divinópolis (ALD), Academia de Letras de Araguacema (ALA), Academia de Letras do Brasil – Ceará (ALB/CE), Academia de Letras de Imperatrizense (ALI/MA), Academia Barreirense de Letras (ABL/BA), Academia de Letras de Araguaína (ACALANTO), Academia Infantojuvenil de Literatura de Gurupi (AIJL).

Sobre o Circuito

 

O 1º Circuito Turístico Cultural de Audiovisual de Porto Nacional acontece desde o dia 09 de julho, com transmissões diárias pelo canal do Youtube da Prefeitura Municipal (https://www.youtube.com/c/prefeituradeportonacional). 

Possui até o momento, mais de 200 mil acessos e visualizações, mostrando o que Porto Nacional tem de melhor na cultura e no turismo e história, como seus 283 anos de história do município considerado a capital da cultura do meio norte do Brasil. 

O circuito tem como Coordenador Geral, o Diretor da Cultura Fábio Moreira Barbosa, da Secretaria Municipal da Cultura e do Turismo de Porto Nacional.



Por: Nadya Mayara/Secom com informações da Secult

Foto: Divulgação Secult