SECULT REFORÇA PARCERIA COM O IPHAN

29-01 13h 46min

29

Na quinta-feira, 27, o Secretário Municipal da Cultura e Turismo, Arnaldo Bahia, o Superintendente de Cultura, Geovane dos Santos, o Diretor de Cultura, Marcelo Alessandro, o Diretor de Turismo, André Aguiar e colaboradores da Secult, se reuniram com a superintendência regional do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan). A reunião marca o início de um importante trabalho - a valorização do Patrimônio Cultural do centro histórico de Porto Nacional.
Esteve presente D. Nikita, mãe do prefeito Joaquim Maia. D. Nikita é residente do centro histórico e uma entusiasta para sua preservação.

A implantação do escritório do Iphan, A Casa do Patrimônio e Parceiros, a Formação de equipe para conduzir a questão do patrimônio cultural em Porto Nacional, o Censo do centro histórico da cidade, o Cadastro dos proprietários de imóveis do centro histórico, a Sinalização no centro histórico, o Casarão do Abrigo João XXIII, a Programação da Semana da Cultura e parcerias, a Semana do Museu e o PAC das cidades tombadas, foram os pontos altos da pauta.
O Superintendente Substituto do Iphan de Tocantins, Lincon Rodrigo Henke, que trabalha pela entidade que completa 80 anos este ano, destacou que a superintendência ficou surpresa com a mobilização realizada pela Secretaria Municipal de Cultura e Turismo em prol do patrimônio cultural, do centro histórico, da cultura de Porto Nacional. Tanto com a representatividade, quanto com a presença de pessoas importantes da cultura de Porto, discutindo pautas relevantes para a comunidade.

“A gestão do patrimônio cultural pela constituição federal é uma responsabilidade de todos os entes federais, governo federal, estadual, municipal e também da comunidade. Dos Moradores, pessoas que têm patrimônio perto de si. Portanto, o Iphan vê com bons olhos essa nova gestão de Porto Nacional, a abertura feita ao órgão, onde recebeu o Iphan na prefeitura”, destacou o superintendente Lincon Henke.

O Secretário Arnaldo Bahia, analisou de forma positiva a reunião realizada pela Secult com aval do Prefeito Joaquim Maia. “O debate é de suma importância, para que as ações conjuntas entre o município e o órgão federal sejam encaminhadas, de modo a garantir celeridade aos trabalhos de requalificação do centro histórico de Porto Naconal”, pontuou Arnaldo.
Para o Diretor de Cultura, Marcelo Alessandro, que compartilha do mesmo pensamento, a reunião mediada pela Secult com a presença do Iphan foi de primordial importância para o fomento cultural da cidade de Porto Nacional, enquanto berço cultural do Tocantins, e também turístico.

“O Iphan vai precisar caminhar conosco. É dever do município e da gestão, caminhar lado a lado para ter resultados positivos. E a comunidade terá ganhos significativos”, ponderou Alessandro.