PREFEITURA DE PORTO NACIONAL IMPLANTA PLANO INTEGRADO DE SEGURANÇA PÚBLICA E DEFESA SOCIAL

WhatsApp Image 2021 05 22 at 09.49.46

Aconteceu na manhã desta sexta-feira, 21, no anexo II da Prefeitura Municipal de Porto Nacional, a apresentação e assinatura do Plano Integrado de Segurança Pública e Defesa Social – PESSE. A iniciativa do Plano Integrado de Segurança Pública para o município, ocorreu através do Delegado Regional da Polícia Civil e Delegado Chefe da 7ª Delegacia de Investigação Criminal – DEIC, Túlio Mota, juntamente com a Prefeitura de Porto Nacional e entidades envolvidas com a temática da segurança pública.

O PESSE tem como objetivo, aperfeiçoar o sistema de segurança pública do munícipio por meio de um conjunto integrado de propostas que articulem políticas de segurança, políticas sociais, ações de integração e colaboração comunitárias.

Essas ações vão contribuir na otimização dos recursos e meios destinados a prevenir e reprimir a criminalidade, reduzir a impunidade, coibir e desestimular as práticas violentas, atuar positivamente na indução da maior participação comunitária no combate a violência, resgatando o sentimento de segurança e tranquilidade do cidadão nos seus direitos essenciais como fator fundamental da qualidade de vida.

Em seu discurso, o Prefeito Ronivon Maciel, falou do compromisso de lutar para que a população tenha uma sensação de segurança. “Para nós é um prazer e uma enorme alegria ser parceiros dessas instituições ligadas à segurança pública, essa reunião para implantação da PESSE, é realmente um avanço”, disse o Prefeito.

O Secretário Executivo da Segurança Pública, Trânsito e Defesa Civil de Porto Nacional, Marcílio Parente, por sua vez, explicou como já estão sendo feitas as atuações na área da segurança pública, falou ainda sobre o projeto que será implantando em breve.

WhatsApp Image 2021 05 22 at 09.49.46 1

“Uma das ações da PESSE em Porto Nacional, será a implantação da Guarda Municipal Mirim, atingindo jovens de 14 aos 18 anos de idade”, o secretário explicou ainda, que o Projeto Mirim tem o objetivo de capacitar e ajudar os jovens para a inserção no mercado de trabalho, além de reduzir o índice de vulnerabilidade entre os jovens do município.

WhatsApp Image 2021 05 22 at 09.49.45

Túlio Mota, Delegado da Policia Civil e Delegado chefe da 7ª Delegacia de Investigação Criminal – DEIC, falou quais serão os próximos passos a serem seguidos após a assinatura do Plano Integrado de Segurança Pública e Defesa Social.
“A partir de agora montaremos um plano operacional para definirmos quais ações serão implantadas no município que terão reflexos positivos na segurança, essas ações contará com projetos sociais, policiamento em locais de crise e limpezas de terrenos baldios, tem uma serie de posturas que precisam ser tomadas e coordenadas”, salientou o Delegado.

Esteve presente no evento, a 5ª Companhia de Bombeiros Militar de Porto Nacional, Unidade Penal de Porto Nacional, Guarda Municipal, Tiro Guerra, Policia Civil, Secretário Municipal de Esporte e Lazer, Capitão Diógenes, Policia Militar.

SECRETARIA MUNICIPAL DA COMUNICAÇÃO
FOTOS: DORNIL SOBRINHO