Nova comandante da Guarda é empossada; mulheres têm vários cargos de destaque na gestão municipal

Cerimônia contou com a presença de autoridades, secretários, bem como representantes das Forças de Segurança, na sede da corporação em Porto Nacional

Por: Nívea Ayres/Secretaria Municipal de Comunicação

capa GM

Foto: Dornil Sobrinho/Secom Porto Nacional

A solenidade de posse da nova comandante da Guarda Municipal de Porto Nacional, Adriana Araújo, foi realizada nesta terça-feira, 28, na sede da corporação. A cerimônia contou com um momento devocional e a presença de autoridades locais, secretários, bem como representantes das Forças de Segurança do município, Monte do Carmo e de Palmas.

3 GM

Foto: Dornil Sobrinho/Secom Porto Nacional

Junto à primeira mulher comandante, outras mulheres ocupam cargos de destaque na administração municipal, atuando como superintendentes e diretoras. A Casa Civil, por exemplo, é chefiada pela advogada Bárbara Pugas, enquanto as secretarias da Assistência Social, Educação, Saúde, Esportes e Lazer são comandadas pela primeira-dama Keila Viana, Joanita Neres, Cristiane Nunes e Helenice Carvalho, respectivamente. Essa diversidade reflete uma tendência em direção à igualdade de gênero e à representatividade em todos os níveis de gestão.

Além disso, a gestão já teve outras secretárias municipais e várias mulheres atualmente são superintendentes ou secretárias executivas, segundo posto mais importante das pastas.

2 GM

Foto: Dornil Sobrinho/Secom Porto Nacional

Durante seu discurso, Adriana Araújo quebrou o protocolo ao convidar a mãe Edizia e a irmã Aldizia, suas duas fontes de inspiração para se juntarem a ela. “É uma alegria imensa estar hoje aqui. Quero agradecer o prefeito Ronivon pelo convite e dizer que eu me sinto realizada em falar pela minha classe, meus irmãos, que são da Guarda Municipal. Há anos lutamos pelos nossos direitos e a gente não parará, continuaremos lutando pela nossa instituição. Quando recebi a notícia que ia ser comandante da Guarda, assim, é um cargo em uma instituição masculinizada, nós somos minoria, eu e minhas colegas representamos menos de 20%. Então, honrarei nosso compromisso, lutar com responsabilidade, honrar cada um de vocês que acreditaram em mim porque nós faremos a diferença juntos”.

Agradecimentos a Guarda

O prefeito Ronivon Maciel participou da solenidade e agradeceu pelo serviço prestado em todos esses anos na Guarda Municipal, marcando uma nova etapa neste ano. “Quero aqui de forma especial cumprimentar a nossa nova comandante da guarda municipal, a subinspetora Adriana, que há mais de 20 anos vem se dedicando ao trabalho da Guarda Municipal e agora ela vem somar conosco, com todos os nossos colegas da farda, no comando para podermos cada vez mais avançarmos, estruturar e dar mais condições de trabalho, valorização e com certeza, o mais importante, proporcionar um serviço público na segurança de qualidade para nossa população de Porto Nacional. Quero dizer Adriana, seja muito bem-vinda a esse novo momento, nós, na condição de colegas de trabalho, trabalharemos muito para podermos cada vez mais cuidar da nossa cidade e da nossa segurança”, disse.

Unificação das forças de segurança

4 GM

Foto: Dornil Sobrinho/Secom Porto Nacional

Conforme o superintendente de Segurança Pública, Trânsito e Defesa Civil, Marcílio Parente, o momento condiz com todo o trabalho realizado na instituição até aqui.

“Nada melhor do que festejarmos esse momento, e para festejarmos temos que nos juntar com pessoas, e trouxemos aqui as diferentes Forças de Segurança do Estado do Tocantins, da cidade de Porto Nacional. Lá em 2018 foi introduzido no Brasil o SUSP, Sistema Único de Segurança Pública, onde o objetivo principal é unificar todas as forças de segurança, todas as polícias do país e dos municípios. Nesse intuito, trouxemos todos aqui e visitaremos com a nova comandante para agregarmos essas forças e levarmos a paz que tanta a sociedade almeja e precisa”. O subcomandante da Guarda Municipal de Monte do Carmo, Adão Carvalho, também prestigiou o evento e desejou muita sabedoria à colega para conduzir sua equipe.