Filomena de Lima recebe chaves da cidade e é a nova Bebê Prefeita de Porto Nacional

O ato simbólico representa o cuidado integral a vida bem como a garantia dos direitos de crianças, possibilitando o pleno desenvolvimento

Por: Mychelle Tauane/Secom Porto NacionalWhatsApp Image 2024 06 12 at 16.44.54                                                                                                                          Foto: Dornil Sobrinho/Secom Porto Nacional

Com foco na valorização da primeira infância, a Prefeitura de Porto Nacional, por meio das secretarias municipais da Assistência Social, Saúde e Educação, entregou na manhã desta quarta-feira, 12, a chave da cidade para a Bebê Prefeita 2024, a pequena Filomena de Lima Silva, nascida às 03h42 desta madrugada, no Hospital Maternidade Tia Dedé, com 3,244 quilos, 51 centímetros.

A ação faz parte da Semana do Bebê idealizada pela administração municipal com o objetivo de garantir o cuidado integral à vida, bem como, assegurar os direitos fundamentais à vida, saúde, educação, proteção, moradia com qualidade e em um ambiente que acolha também suas necessidades de lazer, possibilitando o desenvolvimento pleno da criança.

Durante o evento, o prefeito Ronivon Maciel falou sobre a importância da ação para a primeira infância. “A Semana do Bebê vem justamente para reforçar a valorização que estamos dando ao nascer da criança, ou seja, o cidadão já nasce com os seus direitos e o direito tem que ser garantido pelo Poder Público e todas as esferas que englobam todo o cidadão. Hoje é mais uma ação muito importante porque valoriza a chegada dessa criança e dizendo para a Bebê Prefeita 2024 e para todas as outras crianças que a cidade os acolhe e que estamos aqui para fazer valer todos os seus direitos”, explicou Ronivon.

De acordo com a primeira-dama e Secretária Municipal da Assistência Social e Habitação, Keila Viana, a responsabilidade aumenta. “Sabemos e reconhecemos que apesar de ser um gesto simbólico é de extrema importância para a nossa população. A primeira infância é algo precioso e por isso a nossa responsabilidade aumenta ainda mais”, destacou Keila

Mãe expressa alegria

A mãe da pequena Filomena, Thais Silva, de 29 anos de idade, expressou sua emoção e alegria. “Hoje eu estou sem palavras e muito feliz por ver a iniciativa da prefeitura de Porto Nacional por dar toda essa atenção para as crianças e a minha Filomena é muito privilegiada por receber o título de Bebê Prefeita 2024, representando todas as crianças na Semana do Bebê”, pontuou Thais.

Também participaram da visita as secretárias municipais, Joana Neres, da Educação; Cristiane Nunes, da Saúde e o coordenador de enfermagem do Hospital Maternidade Tia Dedé, César Alcafor. Além da superintendente da Assistência Social e Habitação, Ana Caroline Parrião e a enfermeira da secretaria municipal da Saúde, Lillian Carolyne Brito que acompanharam o ato simbólico.