Porto Nacional combate a Hanseníase e disponibiliza tratamento e informação à comunidade

A Prefeitura de Porto Nacional através da Secretaria Municipal de Saúde, realizou na manhã desta quarta,31, na sede do SAE – Serviço de Assistência Especializada (SAE), o dia D contra a Hanseníase, tendo em vista que 31 de janeiro  é o Dia Mundial de Combate a Doença.

52456588 859c 4950 9e7e ed51d043fd2e

Prevenção e promoção

O evento, coordenado pelo  SAE, contou com palestras informativas  sobre os avanços no tratamento da hanseníase, além de uma roda de conversa mediada pelos médicos Dr. Eduardo Manzano, Drª Célia Amorim e  Drª Maribel Fernández.

“O tratamento da hanseníase vem evoluindo ao longo do tempo, sabemos que o Brasil ainda ocupa a incomoda posição de 2º lugar mundial, ficando atrás apenas da Índia, porém e importante ressaltar que a barreira do preconceito tem sido superada e o avanço no tratamento vem evoluindo consideravelmente.” Frisou, Dr.Eduardo Manzano.

7f9ba600 cc81 4d83 801c f34a33ca59d9

Tratamento disponível

A secretária de Saúde, Anna Crystina, ressaltou a importância do Janeiro Roxo, e  do trabalho realizado no SAE, “ temos a sensibilidade de trabalhar junto aos nosso usuários, sabendo que a prevenção e a promoção a saúde sempre será nossa bandeira,  dentro disso o nosso serviço de assistência tem desenvolvido um trabalho de excelência em nosso Município. Hoje fechamos o Janeiro Roxo, porém as ações de tratamento e prevenção continuam dentro da rede – alerta a secretária Anna Bezerra.

Presenças

Participaram do evento,  a Primeira Dama, Aline Maia, a Secretária de Saúde, Anna Crystina Bezerra, a Secretária de Educação, Deusina Ribeiro, a Coordenador do SAE, Lelice de Souza  junto com  enfermeira Andisléia, o Coordenador Municipal de Hanseníase, Gessy Souza, a Diretora da atenção especializada, Rozângela Mecenas.

Secom: Willian da Luz  / Fotos:Dornil Alves