Terceira etapa da Campanha Nacional de Vacinação contra a Gripe já começou e as UBSs de Porto Nacional atendem a comunidade

vacina gripe 1571259524015 v2 900x506

A Secretaria Municipal da Saúde de Porto Nacional se preparou e já atende o grupo prioritário da terceira e última fase da Campanha Nacional de Vacinação contra a Gripe, que será dividida em duas etapas - a primeira ocorre no período de 11 a 17 de maio com foco nas pessoas com deficiência; crianças de seis meses a menores de seis anos; gestantes; e mães no pós-parto (até 45 dias). A segunda etapa ocorre entre 18 de maio a 5 de junho e estão incluídos os professores das escolas públicas e privadas e os adultos de 55 a 59 anos de idade. No total, o Município recebeu mais de 10 mil doses da vacina para imunização, nas três fases. A expectativa do Ministério da Saúde (MS) é vacinar 36,1 milhões de pessoas em todo o país - a meta é vacinar, pelo menos, 90% de cada um desses grupos.

Para a vacinação nesta última etapa, as mulheres no período até 45 dias após o parto devem apresentar documento que comprove o puerpério (certidão de nascimento, cartão da gestante, documento do hospital onde ocorreu o parto, entre outros) durante o período de vacinação.

Todas as Unidades Básicas de Saúde (UBSs) do Município, incluindo Luzimangues, estarão atendendo de segunda a sexta-feira, das 7h às 17 horas. Os Distritos de Escola Brasil e Nova Pinheirópolis disponibilizarão a imunização todas as quintas-feiras nesses mesmos horários.

A escolha dos grupos prioritários para a vacinação contra a gripe segue recomendação da Organização Mundial de Saúde (OMS). Essa definição também é respaldada por estudos epidemiológicos e pela observação do comportamento das infecções respiratórias, que têm como principal agente os vírus da gripe. São priorizados os grupos mais suscetíveis ao agravamento de doenças respiratórias.

201904 vacina idoso 42557535 imagepointfr 1000x563

Conheça as fases e os públicos prioritários da Campanha

Fases da Campanha

1ª fase (a partir de 23 de março)

- Idosos com 60 anos ou mais de idade

- Trabalhadores da saúde

2ª fase (a partir de 16 abril)

- Membros das forças de segurança e salvamento

- Pessoas com doenças crônicas ou condições clínicas especiais

- Caminhoneiros, profissionais de transporte coletivo (motoristas e cobradores) e portuários

- Povos indígenas

- Adolescentes e jovens de 12 a 21 anos sob medidas socioeducativas

- População privada de liberdade

- Funcionários do sistema prisional

3ª fase (de 11 de maio a 5 de junho)

- Pessoas com deficiência

- Professores

- Crianças de 6 meses a menores de 6 anos

- Gestantes

- Mães no pós-parto aé 45 dias

- Pessoas de 55 anos a 59 anos de idade

Primeira fase

Em Porto Nacional, de uma população idosa com 4.401 pessoas, 4.328 foram vacinadas. Uma cobertura de 98,34%. Os profissionais da saúde que somam no total 1.552 pessoas, foram imunizadas 1.133. Uma cobertura de 73%.

Segunda fase

Cerca de 600 pessoas do grupo prioritário foram vacinadas no Município, conforme dados da Secretaria Municipal da Saúde.

Casos de Influenza no Brasil

O Ministério da Saúde mantém a vigilância da influenza no Brasil, por meio da vigilância sentinela de Síndrome Gripal (SG) e de Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG) em pacientes hospitalizados. São 200 unidades distribuídas em todas as regiões geográficas do País e tem como objetivo principal identificar os vírus respiratórios circulantes, e permitir o monitoramento da demanda de atendimento dos casos hospitalizados e óbitos.

Em 2020, até o dia 5 de maio, foram registrados 2.137 casos de SRAG hospitalizados por influenza (gripe) em todo o país, com 180 mortes. Do total de casos que já tiveram a subtipagem identificada, 517 foram casos de influenza A (H1N1), com 75 óbitos; 53 casos e 10 óbitos por influenza A (H3N2), 326 de influenza A não subtipado, com 47 mortes; e 440 casos e 48 óbitos por influenza B.

Sarampo

Junto com a vacinação contra a Gripe, a Secretaria de Saúde de Porto Nacional segue ofertando também a vacina contra o Sarampo para crianças de 06 a 11 meses de vida. Para isso faz um chamamento a todos os pais ou responsáveis que tem menores nessa faixa etária, que levem essas crianças para serem imunizadas.

Texto: Umbelina Costa com informações da Ascom Ministério da Saúde

Imagem: Istock