Porto Nacional Promove I Fórum de Vigilância com enfoque em estratégias de combate e prevenção contra a dengue, zika e chikungunya.
Evento acontece dia 11, no Centro de Convenções Vicente de Paula Oliveira - Comandante Vicentão, a partir das 14h
A Prefeitura de Porto Nacional, através da Secretaria de Saúde, realizará o I Fórum de Vigilância das Arboviroses. Um evento voltado para profissionais de saúde, gestor municipal, secretários, igrejas, câmara municipal, ITPAC, UFT, hospitais, Tiro de Guerra, Conselho Municipal de Saúde, estudantes, e especialistas em saúde pública com foco em discutir estratégias de combate e controle das doenças causadas por arbovírus, como dengue, zika e chikungunya.
O fórum acontecerá na próxima segunda-feira, 11, no Centro de Convenções Vicente de Paula Oliveira — Comandante Vicentão, a partir das 14h e visa promover o compartilhamento de conhecimentos e experiências, além de fortalecer a rede de vigilância epidemiológica no município.
Durante o evento, serão apresentados debates sobre os desafios enfrentados no controle das arboviroses, especialmente em regiões tropicais onde o clima e a infraestrutura podem favorecer a proliferação do mosquito Aedes aegypti, principal vetor dessas doenças. Os participantes irão discutir sobre técnicas de prevenção e controle vetorial, além de métodos eficazes de engajamento da comunidade para reduzir focos de proliferação do mosquito.
Segundo a Coordenadora da Vigilância Ambiental, Edeilma Mascarenhas, o encontro é um marco na história de Porto Nacional no combate às arboviroses. “Esse momento reforça a cooperação entre diversas áreas e setores para criar um plano de ação integrado. Essa iniciativa é parte de um esforço contínuo para proteger a saúde da população e reduzir o impacto dessas doenças na cidade, contando com o apoio de profissionais da saúde e da comunidade local para obter resultados efetivos”, frisou Edeilma.
Estratégias como campanhas de conscientização, mutirões de limpeza e o uso de novas tecnologias para o monitoramento das áreas de risco também serão discutidas, com foco em medidas sustentáveis e de baixo custo. Além de ser necessário buscar parceiros intersetoriais para obter êxitos nas ações de vigilância em saúde, evitando assim emergências em saúde pública.
Últimas Notícias
Porto Nacional lança Projeto "Nenhuma Faltando" para fortalecer a rede de proteção às mulheres
Porto Nacional conclui cursos de Corte de Cabelo Feminino e Designer de Sobrancelhas com entrega de certificados
Com 1,2 mil animais atendidos, prefeitura faz vacinação antirrábica e encoleiramentos em Luzimangues
Oitava turma do Curso de Corte e Costura se forma na Casa da Mulher Portuense
Últimos 5 dias para garantir até 35% de desconto no IPTU 2025