CMAM de Porto Nacional celebra três anos de atuação com mais de 70 crianças atendidas
O Centro Municipal de Atendimento Multidisciplinar é um espaço de acolhimento dedicado ao desenvolvimento infantil de crianças com Transtorno do Espectro Autista (TEA)
Dornil Sobrinho/Secom Porto Nacional

A Prefeitura de Porto Nacional, por meio das secretarias municipais de Saúde, Educação e Assistência Social, celebrou os três anos de implantação do CMAM (Centro Municipal de Atendimento Multidisciplinar), nesta quarta-feira, 05. Além de bolo, algodão-doce e pula-pula, a comemoração incluiu apresentações realizadas pelas crianças, com a presença dos pais, servidores e vereadoras.

Atualmente, o CMAM atende 76 crianças, oferecendo tratamentos especializados conforme as necessidades individuais, que podem incluir demandas motoras, físicas, neurológicas, sociais, comunicativas, sensoriais e emocionais. O objetivo do serviço é facilitar o desenvolvimento e amenizar as dificuldades do dia a dia enfrentadas por crianças com TEA. Com uma equipe multidisciplinar, atua integradamente, envolvendo escolas, comunidade, esporte, cultura e lazer.
Secretária de Saúde destaca sucesso do projeto

Cristiane Nunes, secretária de Saúde, enalteceu o projeto implementado pela gestão. “Estamos aqui hoje no CMAM comemorando três anos, um projeto lindo, maravilhoso, da Gestão Ronivon Maciel. Nosso coração está cheio de gratidão por estarmos com esse serviço implantado na cidade de Porto Nacional, um dos primeiros municípios do Tocantins a implantar esse centro”, frisou a secretária.
A coordenadora do CMAM, Letícia Albuquerque, ressaltou a importância do Centro. “É um serviço voltado para os atendimentos às crianças com Transtorno do Espectro Autista de Porto Nacional. Hoje atendemos mais de 70 crianças e a nossa intenção é que ele se expanda tanto que seja uma referência no município, como no estado do Tocantins e possivelmente no âmbito nacional. Temos profissionais de psicologia, pedagogia, fisioterapia, neuropsicopedagogo, neuropsicólogo, enfermeira e três atendentes terapêuticas responsáveis por dar suporte aos profissionais dentro dos nossos atendimentos”.

Angélica Andrade, mãe de uma das crianças atendidas, compartilhou sua experiência. “Ele tem atendimento no CMAM há quase um ano e tem ajudado, pois temos recebido o suporte. Esse atendimento está sendo de suma importância para a nossa vida, não só para mim, mas para a família inteira, porque o Isaac tem evoluído bastante. Ele é não verbal, mas tem ultimamente falado algumas palavras. O que antes ele não falava, não entendia, ou só repetia, hoje ele tem entendido muito”, contou.
Últimas Notícias
Maio Amarelo: Prefeitura de Porto Nacional intensifica ações por um trânsito mais seguro
Com apoio da Prefeitura, Porto Nacional sedia neste fim de semana a 3ª edição do Tucuna Porto
Preservação da história: primeira oficina do projeto "Viva Padre Luso" começa em Porto Nacional
Campanha leva vacinação contra raiva e coleiras contra Leishmaniose a Luzimangues
Programação especial do Dia das Mães é aberta no Cras Alecrim de Luzimangues