Projeto Semear leva hortas escolares a estudantes em ação inovadora em Porto Nacional
Iniciativa será apresentado na Escola Municipal de Tempo Integral Marieta Macedo na próxima terça-feira, 11

O Projeto Semear, uma ação conjunta da Secretaria de Agricultura, Pecuária e Abastecimento, da Secretaria de Educação e da Fundação da Juventude e Esportes, foi criado visando estimular o envolvimento dos alunos com a horticultura e a produção de alimentos nutritivos. Na terça-feira, 11, às 15 horas, o projeto será apresentado na Escola Municipal de Tempo Integral Marieta Macedo.
As hortas estão sendo instaladas em escolas municipais que ainda não foram contempladas. A manutenção ficará a cargo de estagiários da Fundação da Juventude, que se responsabilizarão pelo plantio e acompanhamento das plantações. O projeto, além de proporcionar um ambiente verde nas instituições de ensino, visa engajar os estudantes em atividades práticas de horticultura, promovendo o aprendizado sobre sustentabilidade e segurança alimentar.
Segundo o secretário de Agricultura, Arlindo Lopes, o objetivo da iniciativa não é somente incentivar o consumo de alimentos frescos e naturais, mas também conscientizar os jovens sobre a importância da agricultura sustentável. “Nossa meta é oferecer aos alunos uma experiência direta com a agricultura, compreendendo o ciclo dos alimentos e os benefícios de uma alimentação equilibrada. Já possuímos diversas hortas instaladas em diversas escolas e agora vamos incluir aquelas que ainda não possuem”, enfatizou Arlindo.
A secretária de Educação, Joana Neres, destacou a importância do projeto para o aprendizado dos alunos. “A incorporação do conteúdo relacionado às hortas nas matérias escolares permite que os estudantes aprendam de maneira mais dinâmica e aplicada. O contato com o cultivo reforça o ensino de atividades interdisciplinares”, disse a secretária.
Já a presidente da Fundação da Juventude, Helenice Carvalho, ressaltou o impacto social da iniciativa. “Os jovens estagiários que atuarão no projeto são estudantes de agronomia, com essa iniciativa eles já vão adquirir experiência, aprendendo sobre responsabilidade ambiental e sustentabilidade. Essa é uma oportunidade de capacitação e engajamento para nossa juventude”, afirmou Helenice.
A colaboração com a Secretaria de Educação e a Fundação da Juventude possibilitará a incorporação do conteúdo relacionado às hortas nas matérias escolares, incentivando uma perspectiva multidisciplinar. O Projeto Semear auxilia na construção de cidadãos mais cientes da importância da conservação ambiental.
Últimas Notícias
29º Corrida do Trabalhador reúne atletas em Porto Nacional no feriado
II Workshop sobre Autismo será realizado nesta quarta-feira, 30, em Porto Nacional
Prefeitura de Porto Nacional entrega Castra Móvel, equipamentos e novos instrumentos para a Banda Municipal
Reassentamento São Francisco recebe a 2ª edição do Esporte na Roça
Porto Nacional se une pelo Hospital de Amor, no 3º Leilão Direito de Viver