29ª edição da Corrida Inclusiva do Trabalhador de Porto Nacional reforça esporte e inclusão social
Evento tradicional, realizado mesmo sob chuva, reuniu atletas de alto nível e promoveu acessibilidade
Evandro Silva

A 29ª edição da Corrida do Trabalhador de Porto Nacional promoveu o espírito esportivo e também a inclusão social. Realizada na tarde de quinta-feira, 1º de maio,
Dia do Trabalhador, e mesmo sob chuva, a prova contou com a inscrição de 200 atletas, que percorreram um trajeto de 6 km em diversas categorias, incluindo geral masculino e feminino, melhor portuense e PCD (Pessoa com Deficiência)

Tradição e Superação
Idealizada pelo desportista Carlos Guimarães, a corrida é realizada desde 1996 no Setor Jardim Querido, com o apoio da Prefeitura de Porto Nacional, por meio da Fundação Municipal de Esportes e Juventude. O presidente da Fundação, Thiago Paulino, destacou a importância do evento. “A Corrida do Trabalhador já faz parte do calendário esportivo da cidade. Mesmo com a chuva, tivemos uma grande participação, mostrando a determinação dos atletas e a força do esporte como ferramenta de inclusão", disse.

Vencedores e Destaques
Os grandes campeões desta edição foram:
- Noel Silva (Araguatins-TO) – 1º lugar geral masculino
- Regiane Braga (Anápolis-GO) 1º lugar geral feminino
Categoria Morador de Porto Nacional
Feminino:
1ª - Tatiane de Andrade Costa
2ª - Janete Dalpont
3ª - Joana S. Bastos Ribeiro
4ª - Ivana Ornelas G. Tavares
5ª - Vanda Guimarães

Masculino:
1° - Gabriel de Sousa Soares
2° - Misael Evangelista B. Barbosa
3° - Wesley Bezerra de Almeida
4° - Clésio Tavares dos Santos
5° - Mércio M. P. Santos

Os atletas elogiaram a organização e a estrutura do evento, reforçando a importância de competições que incentivam o atletismo regional.
“Foi um percurso bastante desafiador, então para a gente é uma imensa alegria chegar no evento desse e mesmo com toda a diversidade ver a alegria do pessoal participando e concluindo a prova,” pontuou Regiane.
Noel Silva, campeão da categoria geral masculino, celebrou sua vitória e enalteceu a qualidade do evento. “Já participei dessa corrida três ou quatro vezes, e graças a Deus deu tudo certo. O percurso estava bem organizado, parabéns ao Carlos Guimarães, que já está na 29ª edição desse evento", frisou o vencedor.

Inclusão e Acessibilidade
Um dos pontos altos da corrida foi a participação de atletas PCD, reforçando o compromisso do município com a inclusão social por meio do esporte. A prova também contou com apoio de voluntários, equipe médica e segurança, garantindo um evento seguro.

Nestor Souza, campeão PcD, celebra vitória e incentiva prática esportiva.
“É uma forma de deixar de ser sedentário. Tem gente que fica em casa parada, dizendo que não consegue. Eu fui campeão brasileiro, da Copa do Brasil e em maratonas. Agora, venci no atletismo aqui em Porto Nacional", disse.
Últimas Notícias
Nota de Pesar
Todo sábado: Feira de Veículos movimenta setor em Porto Nacional
Porto Nacional promove II Workshop sobre Autismo e fortalece ações inclusivas no município
Samu em Luzimangues e mais três UBSs: Com o deputado Ricardo Ayres, prefeito Ronivon obtém compromissos do ministro da Saúde
Porto Nacional: Prefeito decreta ponto facultativo na sexta-feira, 2 de maio