Oitava turma do Curso de Corte e Costura se forma na Casa da Mulher Portuense
O curso, que teve a duração de um mês, formou 35 mulheres distribuídas em três grupos
Dornil Sobrinho

A Casa da Mulher Portuense comemorou o término da oitava turma do curso de Corte e Costura, realizado pela prefeitura de Porto Nacional através da Secretaria da Mulher e do Desenvolvimento Humano em parceria com o Instituto de Políticas Públicas Brasil Digital. O curso, que teve a duração de um mês, formou 35 mulheres distribuídas em três turmas.
No decorrer do evento, as estudantes exibiram as peças criadas durante a formação, evidenciando o conhecimento adquirido. O propósito da iniciativa é instruir sobre técnicas de costura, bem como promover a autonomia financeira e o espírito empreendedor das mulheres.
O prefeito Ronivon Maciel destacou a importância da qualificação profissional e do fortalecimento das mulheres portuenses. “É com grande satisfação que acompanhamos mais uma turma se formando na Casa da Mulher Portuense. Esta é uma iniciativa que reforça o nosso compromisso com o desenvolvimento humano, a inclusão e o fortalecimento da mulher no mercado de trabalho. Ver tantas mulheres ganhando autonomia, adquirindo novas habilidades e se preparando para empreender é motivo de orgulho para nossa gestão”, disse Ronivon.
Thayse Ribeiro, secretária da Mulher e do Desenvolvimento Humano, celebrou a entrega dos certificados. “Estamos com um sentimento de alegria por entender que somos ferramentas na vida dessas mulheres. Estamos com muitas mulheres capacitadas, prontas para o mercado de trabalho, com mão de obra qualificada, todas aperfeiçoadas e com muita vontade de empreender. E além do lado profissional, é um momento em que elas vêm socializar, elas se sentem bem aqui. É lindo ouvir o relato dessas mulheres que passam por aqui, que foi um processo onde elas puderam ter esse relacionamento interpessoal, conhecer melhor umas às outras, trocar experiências e isso é saúde mental. Desejo que todas se sintam acolhidas, porque estamos aqui com esse propósito. Acolher cada uma de vocês mulheres portuenses”, declarou a secretária.
“Estamos agora com a oitava turma aqui em Porto Nacional nessa parceria que super deu certo entre o Instituto Brasil Digital e a prefeitura de Porto Nacional. Estamos com mulheres preparadas para o mercado de trabalho, prontas para assumir os seus novos caminhos. E é isso que a gente quer, que elas prosperem, que elas se desenvolvam e que elas tirem o maior proveito de tudo o que foi ensinado e levado a elas aqui no nosso curso”, afirmou Patrícia Amaral, coordenadora geral do Instituto Brasil Digital.
Superação e Transformação
Marcia Regina, aluna do curso, mostrou-se contente com todo o aprendizado. “Nesse curso, eu já até ganhei um dinheiro, reformei duas roupas e a cliente ficou muito satisfeita com o resultado, e para mim é uma vitória, pois quem não sabia nem colocar uma agulha na máquina, eu consegui modificar uma roupa. Estou muito feliz pela sua oportunidade, que possa vir mais pessoas a aprender a ganhar essa profissão, a ganhar o seu próprio dinheiro”, destacou Márcia.
A professora do curso Geneci Araujo descreveu o momento como gratificante. “Hoje é um dia festivo, é motivo de grande alegria finalizar a oitava turma de corte e costura aqui na Casa da Mulher Portuense. Quero agradecer à parceria de Brasil Digital com a prefeitura. Foi um momento maravilhoso”, finalizou Geneci.
Com a formação da turma, a Casa da Mulher já capacitou mais de 120 mulheres no ramo de corte e costura, intensificando a participação feminina no empreendedorismo. A iniciativa intensifica a formação profissional e o empoderamento feminino no ambiente de trabalho. As novas costureiras estão preparadas para ingressar no mercado, seja como autônomas ou em empresas do ramo.
Últimas Notícias
Com 1,2 mil animais atendidos, prefeitura faz vacinação antirrábica e encoleiramentos em Luzimangues
Últimos 5 dias para garantir até 35% de desconto no IPTU 2025
Prefeito de Porto Nacional sanciona lei que regulamenta uso de armas de fogo pela Guarda Municipal
Com 20 cadastros já emitidos, mutirão do Agricultor Familiar segue em Luzimangues
Maio Amarelo: Prefeitura de Porto Nacional intensifica ações por um trânsito mais seguro