Escola do Servidor é lançada em Porto Nacional com palestra sobre valorização no serviço público
A iniciativa chega por meio de emenda parlamentar do deputado estadual Valdemar Júnior e parceria com a prefeitura e o Governo do Tocantins
Dornil Sobrinho

Na manhã desta quarta-feira, 2, foi oficialmente lançada a Escola do Servidor, uma importante iniciativa voltada à qualificação e valorização dos servidores públicos da prefeitura de Porto Nacional. O evento aconteceu no auditório do IFTO e marcou o início de uma nova fase de capacitação no município, visando aprimorar habilidades e fortalecer a atuação dos profissionais que compõem o quadro da administração pública.
A solenidade de lançamento contou com o credenciamento dos participantes, entrega de kits e a palestra de abertura ministrada pelo especialista em gestão pública municipal (FGV), Edson Cabral, que abordou o tema “Importância do servidor na administração pública”.
Durante sua fala, o palestrante Edson Cabral destacou o impacto positivo que a qualificação dos servidores gera em toda a sociedade. "Sempre que você gera uma oportunidade de melhorar as pessoas que prestam serviço público, é uma grande contribuição que você está fazendo para toda a cidade. Porto Nacional recebe, a partir de hoje, um instrumento importantíssimo para que ela possa continuar com esse protagonismo. Isso é uma cidade que, por tradição, por sua cultura, sua força geográfica e importância na economia, vai ter um serviço público melhor qualificado, adaptado a todas as novas realidades que existem de treinamento e de capacitação”, afirmou Edson, que é especialista em gestão e planejamento.

O prefeito Ronivon Maciel também ressaltou a importância da ação como um marco na valorização do servidor. “A gestão pública, o serviço público, é feito pelas mãos de pessoas, de servidores. E a Escola do Servidor é para que justamente possamos fortalecer o trabalho. Aqui temos a oportunidade para os profissionais que já atuam na prefeitura buscarem mais informação, mais conhecimento, e naturalmente, isso será refletido na melhoria dos serviços prestados à população. Sabemos da rotina intensa no dia a dia, e com certeza essa atualização e qualificação vêm para somar”, pontuou o prefeito.
Além da capacitação técnica
A coordenadora pedagógica da Escola do Servidor, Rafaela Vidal, também enfatizou que o projeto vai além da capacitação técnica. “A Escola do Servidor não vem somente com uma ideia educativa no sentido de capacitar para o trabalho, não é uma questão apenas profissional. Nosso empenho é também trazer qualidade de vida e incentivar novos hábitos. Quando o servidor entrar na sua escola, ele vai precisar adaptar a sua rotina. Terá prazo para concluir o curso, vai ter que planejar, se programar, estudar. E assim como as trilhas de aprendizagem vão avançando, a mente dele também vai se desenvolver, criando novas habilidades”, destacou a coordenadora pedagógica.
A servidora Giovanna Santos compartilhou sua visão positiva sobre a iniciativa. Eu particularmente achei muito legal essa iniciativa, porque na correria do dia a dia, os servidores estão cada um no seu setor, e essa plataforma vai possibilitar uma troca entre os servidores. “A gestão pública é algo que todos os servidores precisam aprender para colocar em prática. Às vezes, o servidor vem da iniciativa privada e não entende como funciona a administração pública, a importância da transparência, da legalidade dos atos. Agradeço à prefeitura e ao deputado Valdemar Júnior por essa sensibilidade de especializar quem está aqui diariamente fazendo o serviço público acontecer”, finalizou a servidora.
Ao todo, 150 vagas foram disponibilizadas para os cursos oferecidos pela Escola do Servidor. A iniciativa é promovida pelo IDASP (Instituto De Direito Aplicado Ao Setor Público) e chega a Porto Nacional por meio de emenda parlamentar do deputado estadual Valdemar Júnior, em parceria com a prefeitura de Porto Nacional e o Governo do Tocantins, através da Secretaria Estadual da Administração.
Últimas Notícias
Porto Nacional capacita cuidadores infantis em primeiros socorros com apoio do SAMU e acadêmicos de medicina
Prefeitura de Porto Nacional ajusta máquina e faz exonerações
Porto Nacional dá mais um passo pela equidade com a criação do Conselho de Promoção da Igualdade Racial
Com Desfile Cívico, Luzimangues comemora 32 anos nesta sexta-feira
Porto Nacional realiza Dia D de Multivacinação para crianças e adolescentes neste sábado, 18