Agosto Lilás: em encontro estadual, Secretaria da Mulher recebe equipamento para montar Ouvidoria
Evento reuniu representantes de diversas instituições públicas e movimentos sociais visando fortalecer as políticas públicas de enfrentamento à violência contra a mulher no estado

A Secretaria Municipal da Mulher e Desenvolvimento Humano de Porto Nacional participou, na manhã da última sexta-feira, 1º de agosto, da abertura oficial da campanha Agosto Lilás, em evento realizado no auditório do Palácio Araguaia, em Palmas. A programação foi organizada pela Secretaria da Mulher do Estado do Tocantins e reuniu representantes de diversas instituições públicas e movimentos sociais, visando fortalecer as políticas públicas de enfrentamento à violência contra a mulher em todo o estado.
O evento iniciou-se com recepção e credenciamento, seguido de uma apresentação cultural que marcou simbolicamente o lançamento da campanha. Autoridades estaduais fizeram uso da palavra, reforçando a importância do Agosto Lilás, que neste ano ganha ainda mais força com o lançamento de iniciativas estratégicas voltadas à proteção e promoção dos direitos das mulheres.
Um dos principais destaques foi a apresentação do Plano de Metas da Secretaria da Mulher, conduzida pela secretária Berenice Barbosa. Em seguida, Suzan Milhomem apresentou a cartilha “Como Criar uma Ouvidoria”, material que orienta municípios e instituições na implementação de canais de escuta e acolhimento às demandas femininas. A equipe da Agência de Tecnologia da Informação (ATI) também apresentou o projeto Tocantins Inteligência Artificial (TIA), voltado à inovação no serviço público.
Durante o evento, a Secretaria da Mulher e Desenvolvimento Humano de Porto Nacional foi contemplada com um smartphone, que será utilizado na implantação da Ouvidoria Municipal da pasta. O novo canal vai permitir uma escuta mais ativa, segura e humanizada das demandas das mulheres portuenses.
A secretária municipal destacou que a implantação da Ouvidoria representa um avanço significativo no atendimento e acolhimento das mulheres, reforçando o compromisso da gestão com a construção de uma cidade mais justa, inclusiva e segura para todas.
Últimas Notícias
Agosto Lilás é lançado com alerta sobre feminicídio em Porto Nacional
Mais de mil famílias da zona rural se cadastram no programa Água no Campo Já
População de Luzimangues participa da primeira audiência pública do PPA 2026-2029
Por meio do “Amazônia na Escola - Tocantins”, Porto Nacional fortalecerá educação no campo e agricultura familiar
Porto Verão 2025 encerra com sucesso em Porto Nacional e Luzimangues, levando cultura, música e esporte à população