Notícias
Agosto Lilás

Agosto Lilás: em encontro estadual, Secretaria da Mulher recebe equipamento para montar Ouvidoria

Evento reuniu representantes de diversas instituições públicas e movimentos sociais visando fortalecer as políticas públicas de enfrentamento à violência contra a mulher no estado

SECOM/Porto Nacional

05/08/2025

A Secretaria Municipal da Mulher e Desenvolvimento Humano de Porto Nacional participou, na manhã da última sexta-feira, 1º de agosto, da abertura oficial da campanha Agosto Lilás, em evento realizado no auditório do Palácio Araguaia, em Palmas. A programação foi organizada pela Secretaria da Mulher do Estado do Tocantins e reuniu representantes de diversas instituições públicas e movimentos sociais, visando fortalecer as políticas públicas de enfrentamento à violência contra a mulher em todo o estado.

O evento iniciou-se com recepção e credenciamento, seguido de uma apresentação cultural que marcou simbolicamente o lançamento da campanha. Autoridades estaduais fizeram uso da palavra, reforçando a importância do Agosto Lilás, que neste ano ganha ainda mais força com o lançamento de iniciativas estratégicas voltadas à proteção e promoção dos direitos das mulheres.

Um dos principais destaques foi a apresentação do Plano de Metas da Secretaria da Mulher, conduzida pela secretária Berenice Barbosa. Em seguida, Suzan Milhomem apresentou a cartilha “Como Criar uma Ouvidoria”, material que orienta municípios e instituições na implementação de canais de escuta e acolhimento às demandas femininas. A equipe da Agência de Tecnologia da Informação (ATI) também apresentou o projeto Tocantins Inteligência Artificial (TIA), voltado à inovação no serviço público.

Durante o evento, a Secretaria da Mulher e Desenvolvimento Humano de Porto Nacional foi contemplada com um smartphone, que será utilizado na implantação da Ouvidoria Municipal da pasta. O novo canal vai permitir uma escuta mais ativa, segura e humanizada das demandas das mulheres portuenses.

A secretária municipal destacou que a implantação da Ouvidoria representa um avanço significativo no atendimento e acolhimento das mulheres, reforçando o compromisso da gestão com a construção de uma cidade mais justa, inclusiva e segura para todas.

 

Secretarias e Órgãos

Av. Murilo Braga, N: 1887, Centro - CEP: 77500-000

(63)3363-6000
8h às 18h, segunda à sexta