Agentes de Saúde e Endemias participam de curso de Urgência e Emergência em Porto Nacional
Curso oferecido pelo programa Mais Saúde com Agente, em parceria com SAMU e ITPAC/Afya, qualifica os profissionais em primeiros socorros
Foto: Evandro Silva/Secom Porto Nacional

Em busca de capacitar os profissionais de Saúde sobre os primeiros socorros, a Prefeitura de Porto Nacional, por meio do programa Mais Saúde com Agente, está recebendo nesta quarta-feira, 03, o Curso de Urgência e Emergência para os Agentes Comunitários de Saúde e de Combate às Endemias. A formação, no auditório do Anexo II, conta com a parceria do SAMU e do ITPAC/Afya de Porto Nacional.
O programa é uma iniciativa do Ministério da Saúde em colaboração com os municípios que fizeram a adesão. Por meio dele, os agentes recebem cursos de qualificação técnica gratuita, que ampliam seus conhecimentos, fortalecem o vínculo com a comunidade, além de promover a integração entre a Atenção Primária e a Vigilância em Saúde no Sistema Único de Saúde (SUS).

O enfermeiro coordenador do SAMU de Porto Nacional, Wagner Santana, ressaltou a importância da ação. “Sabemos que o Agente de Saúde é o elo mais forte que tem entre o paciente e as Unidades Básicas de Saúde. Ele está no domicílio do paciente. Então, o interesse da gente treinar eles em primeiros socorros é isso. É para conseguirem resolver, pelo menos em parte, até chegar a um serviço de saúde e ser efetivo. Acredito que eles vão sair daqui hoje entendendo um pouquinho sobre o primeiro socorro, socorro básico, suporte básico de vida. E é o que a gente espera, a gente treina todos os profissionais de Saúde para que o nosso serviço sempre seja melhor”.
Para a coordenadora comercial da Afya, Juliana Vidal, a capacitação vem para contribuir no atendimento à comunidade. “Estamos aqui neste evento de urgência e emergência, preparado em parceria com a nossa unidade, a Liga Acadêmica de Medicina e a equipe do SAMU, que será de grande importância, de grande valia para a comunidade, para eles estarem colocando em prática todos os ensinamentos que estarão recebendo”, concluiu.

O estudante de medicina do ITPAC e integrante da Liga de Cirurgia do Trauma (LCT), Gabriel Ribas, explicou a dinâmica do curso. “Hoje vamos prestar um minicurso de suporte básico de vida aos agentes do município. Neste momento, estamos apresentando a parte teórica, e logo mais teremos a parte prática, onde os agentes comunitários poderão tirar suas dúvidas e mostrar aquilo que eles aprenderam na parte teórica”.
Últimas Notícias
Porto Nacional promove curso gratuito de Organizador de Eventos para mulheres
Em Porto Nacional, Dia da Independência será celebrado com desfile cívico de mais de 20 instituições
Quarteto Supermercado comemora 14 anos com reinauguração e projeta expansão em Porto Nacional
Referência no trato do lixo: Prefeito de Porto Nacional participa de encontro estadual sobre destinação correta de resíduos
Sustentabilidade: Porto Nacional implanta de ponto de coleta de lâmpadas de descarte