Notícias
Curso

Agentes de Saúde e Endemias participam de curso de Urgência e Emergência em Porto Nacional

Curso oferecido pelo programa Mais Saúde com Agente, em parceria com SAMU e ITPAC/Afya, qualifica os profissionais em primeiros socorros

Nívea Ayres

03/09/2025

Foto: Evandro Silva/Secom Porto Nacional

Em busca de capacitar os profissionais de Saúde sobre os primeiros socorros, a Prefeitura de Porto Nacional, por meio do programa Mais Saúde com Agente, está recebendo nesta quarta-feira, 03, o Curso de Urgência e Emergência para os Agentes Comunitários de Saúde e de Combate às Endemias. A formação, no auditório do Anexo II, conta com a parceria do SAMU e do ITPAC/Afya de Porto Nacional. 

O programa é uma iniciativa do Ministério da Saúde em colaboração com os municípios que fizeram a adesão. Por meio dele, os agentes recebem cursos de qualificação técnica gratuita, que ampliam seus conhecimentos, fortalecem o vínculo com a comunidade, além de promover a integração entre a Atenção Primária e a Vigilância em Saúde no Sistema Único de Saúde (SUS). 

 

 

O enfermeiro coordenador do SAMU de Porto Nacional, Wagner Santana, ressaltou a importância da ação. “Sabemos que o Agente de Saúde é o elo mais forte que tem entre o paciente e as Unidades Básicas de Saúde. Ele está no domicílio do paciente. Então, o interesse da gente treinar eles em primeiros socorros é isso. É para conseguirem resolver, pelo menos em parte, até chegar a um serviço de saúde e ser efetivo. Acredito que eles vão sair daqui hoje entendendo um pouquinho sobre o primeiro socorro, socorro básico, suporte básico de vida. E é o que a gente espera, a gente treina todos os profissionais de Saúde para que o nosso serviço sempre seja melhor”. 

Para a coordenadora comercial da Afya, Juliana Vidal, a capacitação vem para contribuir no atendimento à comunidade. “Estamos aqui neste evento de urgência e emergência, preparado em parceria com a nossa unidade, a Liga Acadêmica de Medicina e a equipe do SAMU, que será de grande importância, de grande valia para a comunidade, para eles estarem colocando em prática todos os ensinamentos que estarão recebendo”, concluiu.

 

 

O estudante de medicina do ITPAC e integrante da Liga de Cirurgia do Trauma (LCT), Gabriel Ribas, explicou a dinâmica do curso. “Hoje vamos prestar um minicurso de suporte básico de vida aos agentes do município. Neste momento, estamos apresentando a parte teórica, e logo mais teremos a parte prática, onde os agentes comunitários poderão tirar suas dúvidas e mostrar aquilo que eles aprenderam na parte teórica”. 

Secretarias e Órgãos

Av. Murilo Braga, N: 1887, Centro - CEP: 77500-000

(63)3363-6000
8h às 18h, segunda à sexta