Referência no trato do lixo: Prefeito de Porto Nacional participa de encontro estadual sobre destinação correta de resíduos
Evento reuniu mais de 90 gestores municipais para debater soluções e capacitar sobre implantação de aterros sanitários
Foto: Dornil Sobrinho/Secom Porto Nacional

Visando criar soluções e obter um planejamento, foi promovido nesta quinta-feira, 04, o Encontro Estadual pela Destinação Correta de Resíduos Sólidos Urbanos nos Municípios Tocantinenses, em Palmas. No auditório da Associação Tocantinense de Municípios (ATM), estavam mais de 90 prefeitos, incluindo o de Porto Nacional, além de secretários municipais, vereadores, deputados estaduais e federais.
A iniciativa foi uma realização da senadora Professora Dorinha, da ATM e do Ministério da Integração e Desenvolvimento Regional (MIDR). Durante o encontro, também foram promovidas oficinas de capacitação voltadas a prefeitos e técnicos, com foco na captação de recursos junto ao MIDR para a implantação de aterros sanitários nas cidades.

O prefeito Ronivon Maciel reafirmou a importância do tema. “O momento é muito importante para os nossos municípios tocantinenses. Quero agradecer à senadora Dorinha por essa mobilização, por esse trabalho, para a gente conseguir vencer cada vez mais e trazer mais economicidade e qualidade de vida para a nossa população. É um problema que se torna até crônico nos municípios, o destino dos resíduos sólidos. Porto Nacional, apesar de hoje fazer o aterro sanitário, de uma certa forma, é um aterro terceirizado, que com certeza precisamos ter o nosso próprio aterro. Isso é um sonho, um desejo que a gente tem, até para podermos gerar mais economicidade”, concluiu. Além de Porto Nacional, só Palmas e Araguaína têm aterros sanitários.
Já o presidente da Agência de Regulação de Porto Nacional (ARPN), Fabrício Machado, destacou o compromisso do município com a destinação correta dos resíduos. “Hoje estamos discutindo essa temática do encerramento dos lixões, e Porto Nacional nessa discussão sai bem na frente, pois estamos entre os únicos municípios do Tocantins que possuem aterro sanitário e sistema de exposição do lixo adequado. Viemos participar do seminário, dar as nossas contribuições tecnicamente, mas também disponibilizar esse sistema de exposição final para todas as cidades ali do entorno, que geram lixo também, e que não teriam condições financeiras de construir um aterro sozinho”.
Aliança no Tocantins

Idealizadora do evento, a senadora Professora Dorinha explicou o objetivo da discussão. “Esse, na verdade, mais do que um evento, é o início de um trabalho. E a partir dessa ação, com a adesão de cada município, através dos seus consórcios ou individualmente, o próprio ministério vai pagar para ser feito o planejamento macro sobre o lixo no Estado. Lembrando que, se o processo de coleta do lixo, toda a programação do que fazer for bem feita, o lixo é dinheiro, ele é riqueza. Nós queremos, a partir de um jovem Estado, ter um modelo único de enfrentar junto aos municípios, à própria União e às entidades e instituições que têm a tarefa de acompanhar essa implementação”.
O presidente da ATM, Big Jow, que também é prefeito de Cristalândia, recebeu os participantes e enfatizou a necessidade de encontros como esse. “Esse evento é um dos momentos esperados por nós, prefeitos. É a nossa maior dificuldade hoje na gestão. Aterro sanitário é um problema crônico do município. De suma importância essa procura da professora Dorinha por esse recurso, que vai abranger os 139 municípios. Para você ter ideia, para eu contratar trabalho de um aterro sanitário particular, o meu município não dá conta de pagar. Então, foi uma política que veio na hora certa e no momento certo. E a nossa fala de prefeitos é de agradecimento à professora Dorinha”, enfatizou.
Últimas Notícias
Porto Nacional promove curso gratuito de Organizador de Eventos para mulheres
Em Porto Nacional, Dia da Independência será celebrado com desfile cívico de mais de 20 instituições
Quarteto Supermercado comemora 14 anos com reinauguração e projeta expansão em Porto Nacional
Sustentabilidade: Porto Nacional implanta de ponto de coleta de lâmpadas de descarte
Com o apoio da Prefeitura, Projeto Capacita em Rede oferta curso gratuito de Cuidador Infantil