Notícias
7 de setembro

Patriotismo e união das famílias marcam desfile cívico em Porto Nacional

Mais de 20 delegações participam de evento que reúne grande público no centro da cidade; prefeito destaca importância da educação para a pátria

Nívea Ayres

07/09/2025

Foto: Evandro Silva/Secom Porto Nacional

A Prefeitura de Porto Nacional promoveu, neste domingo, 7 de setembro, o tradicional desfile cívico em comemoração ao Dia da Independência do Brasil. O evento contou com a participação de mais de 20 instituições, entre elas Corpo de Bombeiros, Polícia Militar, Tiro de Guerra 11-005 (unidade do Exército em Porto Nacional) e escolas municipais, reunindo diversas famílias que acompanharam o percurso da Secretaria Municipal da Saúde até a Praça do Centenário.

 

 

O prefeito Ronivon Maciel destacou a alegria de participar novamente da celebração à pátria. “Mais um momento forte para o nosso município, quanta alegria no nosso coração de podermos reunir nesse lugar que é tão especial para nós, a Praça do Centenário, neste 7 de setembro, celebrar a nossa pátria, a nossa independência, esse desfile cívico da participação de vários alunos, de várias escolas, mas de forma especial também dos familiares, da sociedade portuense. E aqui gostaríamos de reforçar que uma pátria que educa, ela avança, avança para dias melhores”.

Para a secretária municipal de Educação, Joana Neres, o desfile é aguardado pela cidade e destaca-se pela participação das escolas. “Então, para Porto Nacional, esse dia é marcado sempre pelo desfile. Desde quando o Brasil se tornou independente, a cidade tem esse sentimento do dever cívico e está trazendo o pessoal para a praça para mostrar que, mais uma vez, a gente está aqui celebrando esse marco na história do Brasil. As escolas se sentem honradas em participar desse momento. Eu me lembro bem quando eu era aluna, que eu amava esse dia. E assim, Porto Nacional está com um diferencial, não só no dia do 7 de setembro, os dias que antecedem também nos bairros acontecem o desfile, levando para toda a comunidade esse sentimento do dever cívico”, pontuou. 

 

 

O chefe de instrução do TG 11–005, Subtenente Sandro Azevedo, reforçou a importância da data. “Hoje comemoramos 203 anos da nossa independência, data significativa para a história do nosso país. Com grande alegria e a convite da prefeitura aqui de Porto Nacional, nós viemos participar da data solene, podendo trazer os nossos atiradores aqui para contribuir também com o desfile cívico-militar”, destacou. 

 

 

Já o presidente da Fanfarra dos Veteranos e da Fanfarra Municipal da Juventude, Kennedy Fernandes, também conhecido como Jhow, celebrou a participação na apresentação dos dois grupos. “Para a gente, mais uma vez, é gratificante participar desse evento maravilhoso de Porto Nacional. Hoje a gente está aí com duas fanfarras, a Fanfarra dos veteranos, que resgatamos há três anos para as pessoas que fizeram parte da Fanfarra Furiosa do CEM Florêncio Aires, com 70 componentes. Também criamos recentemente há três meses a Fanfarra Municipal da Juventude, projeto social, contemplando várias crianças da nossa região, onde fazemos apresentações em Porto Nacional e toda a região, hoje com 80 componentes”.

 

 

Secretarias e Órgãos

Av. Murilo Braga, N: 1887, Centro - CEP: 77500-000

(63)3363-6000
8h às 18h, segunda à sexta