Mutirão de Negociações Fiscais em Porto Nacional começa no dia 03 de novembro
Ação busca facilitar a regularização de créditos fiscais e não fiscais do município e segue até o dia 07, em diversos pontos da cidade
Foto: Dornil Sobrinho/Secom Porto Nacional

A Prefeitura de Porto Nacional, por meio da Secretaria Municipal da Fazenda e da Procuradoria Geral do Município, realizará entre os dias 03 e 07 de novembro o Mutirão de Negociações Fiscais, em adesão ao Programa Nacional de Governança das Execuções Fiscais, do Conselho Nacional de Justiça (CNJ). Iniciativa tem como objetivo facilitar a regularização de créditos fiscais e não fiscais do município, inscritos ou não em dívida ativa, e reduzir o volume de processos judiciais, abrangendo impostos, taxas, contribuições em aberto, além de multas por descumprimento de obrigações acessórias e/ou aplicadas em fiscalizações municipais.
A abertura oficial será no dia 03 de novembro, às 9h, no Fórum de Porto Nacional. O atendimento ocorrerá das 8h às 17h, nos seguintes pontos: Fórum, no Porto Rápido, guichê de atendimento do Porto Rápido, localizado no PronTO Porto Nacional (para pagamentos à vista), e na Subprefeitura de Luzimangues.

Durante o mutirão, poderão ser negociadas dívidas referentes ao Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU), Imposto Sobre Serviços (ISS), Imposto sobre a Transmissão de Bens Imóveis (ITBI), alvarás e multas fiscais. Estão incluídos nessa ação os créditos tributários cujo fato gerador tenha ocorrido até o último dia do penúltimo mês anterior ao início do mutirão, bem como os créditos não tributários decorrentes de multas por descumprimento de obrigação acessória e multas aplicadas no exercício do poder de polícia fiscalizatório, vencidos até o mesmo período.
As custas processuais ficam sob responsabilidade do contribuinte. Serão acrescidos honorários advocatícios de 5% sobre o valor negociado, a serem pagos com a primeira parcela ou no pagamento à vista.
Descontos
Durante o período do mutirão, os contribuintes poderão obter reduções significativas em juros e multas, como 100% de desconto para pagamento à vista e descontos de 95% a 65% para parcelamentos em até 100 vezes.
No caso de multas por descumprimento de obrigações acessórias e multas aplicadas no exercício do poder de polícia, os abatimentos variam de 30% para pagamento à vista até 5% para quitação em até 48 parcelas.
Regras de parcelamento
As condições variam conforme o valor da dívida e o tipo de contribuinte:
Pessoas físicas: parcelamentos de 12 até 100 vezes, com entrada mínima em alguns casos;
Pessoas jurídicas: parcelamentos de até 100 vezes, também com entrada proporcional ao valor da dívida.
Documentos necessários
Para participar do mutirão, o interessado deve apresentar:
Cópia do documento pessoal de identidade;
Havendo procuração: instrumento procuratório devidamente assinado e cópia do documento pessoal de identidade do procurador;
Cópia do comprovante de endereço;
Documentos pertinentes à solicitação feita
Com a realização do mutirão, a Prefeitura Municipal busca incentivar a quitação voluntária de débitos por parte dos contribuintes, reduzir o número de execuções fiscais em andamento no Poder Judiciário e ampliar a arrecadação municipal de forma mais rápida e eficiente. Além disso, a iniciativa reforça a política de recuperação de créditos tributários e não tributários e garante maior efetividade ao princípio da eficiência administrativa.
Últimas Notícias
Comerciantes da antiga rodoviária de Porto Nacional e do Polo Multissetorial terão reforço na segurança
Prefeitura de Porto Nacional realiza Leilão de Bens Móveis no dia 31 de outubro
Grupos de apoio ao tabagismo em Porto Nacional oferecem caminho para vida livre do cigarro
Revisão do Plano Diretor avança com a primeira oficina participativa em Porto Nacional
1ª Oficina Comunitária de Revisão do Plano Diretor Municipal será realizada nesta quinta-feira, 09, em Porto Nacional