Notícias
tabagismo

Grupos de apoio ao tabagismo em Porto Nacional oferecem caminho para vida livre do cigarro

Trabalho é realizado em três unidades básicas de saúde

SECOM/Porto Nacional

10/10/2025

Evandro Silva

Porto Nacional está intensificando a luta contra o tabagismo por meio do Programa Municipal de Combate ao Tabagismo. Alinhado com as diretrizes da Organização Mundial da Saúde (OMS), o programa, coordenado pela Secretaria Municipal de Saúde, oferece um suporte essencial e multiprofissional para quem deseja abandonar o vício. 
Atualmente, o atendimento é realizado em três Unidades Básicas de Saúde (UBSs), proporcionando acompanhamento médico, psicológico, nutricional e de demais profissionais gratuito à comunidade .

A iniciativa tem se mostrado um pilar fundamental na promoção da saúde no município, criando uma rede de apoio onde os participantes não enfrentam o desafio sozinhos.

Equipe multiprofissional

O diferencial do programa em Porto Nacional é a abordagem coletiva. As pessoas que desejam parar de fumar são acolhidas por uma equipe preparada, composta por médicos, enfermeiros, psicólogos, nutricionistas e outros profissionais. 
A médica Michelle Batistela, da UBS Eudóxia de Oliveira, reforça o convite à comunidade: “Nós contamos com um grupo multiprofissional; com  médicos,  enfermeiras, nutricionistas, dentistas, psicólogas e demais profissionais. Nós estamos prontas para atender e fazer parte. A gente tem obtido grandes resultados a partir do grupo.”

Especialista em Medicina de Família e Comunidade, A médica Francinelly Ribeiro explica que o trabalho vai além da dependência química: “Parar de fumar é um grande desafio, e contar com apoio faz toda a diferença nesse processo. Nos encontros, trabalhamos não apenas a dependência química, mas também o lado emocional e comportamental, ajudando cada participante a entender seus gatilhos e a desenvolver estratégias para vencer o vício.”

Cada pessoa que deixa o cigarro representa uma vitória para ela mesma, para sua família e para toda a comunidade”, complementou

Acolhimento e terapia em Grupo

O ambiente de acolhimento e apoio mútuo é frequentemente citado como um dos fatores mais importantes para o sucesso do tratamento.

Na UBS Maria da Conceição “Ceiça”, a médica Enida Lane destaca a metodologia utilizada: “A gente trabalha terapia em grupo, cognitivo comportamental, porque deixar um vício, deixar um hábito não é uma coisa fácil,  É sempre um desafio. Aqui a gente se acolhe, aqui a gente conversa e é sempre um dando apoio pro outro.”

Depoimento que Inspira

A eficácia do programa é comprovada pelas histórias de quem venceu a batalha contra o cigarro. Seu Hermeto José de 65 anos é um exemplo vivo de superação e motivação para novos participantes.
“Eu fiz o programa de tabagismo para parar de fumar. Não é fácil, o vício não é fácil, mas graças a Deus minha esposa me ajudou e continuou me ajudando. Eu estou firme, deixei de fumar, não fumo mais e estou com ela aqui para fazer o dela também”, compartilhou, emocionado, mostrando que a jornada é possível e gera um efeito positivo em cadeia nas famílias.

Como participar
Os grupos de tabagismo funcionam nas seguintes Unidades Básicas de Saúde, com turmas abertas em períodos específicos ao longo do ano. As vagas são limitadas por grupos e os interessados devem procurar a UBS mais próxima para obter informações sobre as próximas inscrições.

•    UBS Maria da Conceição Pereira da Silva (Ceiça)
Setor: Centro
Dia e horário: Quartas-feiras, às 14h
Telefone: (63) 99254-0235
•    UBS Eudóxia de Oliveira Negre
Setor: Novo Planalto
Dia e horário: Quartas-feiras, às 14h
Telefone: (63) 99245-8894
•    UBS Naná Prado
Setor: Jardim Municipal
Dia e horário: Terças-feiras, às 7h
Telefone: (63) 99285-3084

Secretarias e Órgãos

Av. Murilo Braga, N: 1887, Centro - CEP: 77500-000

(63)3363-6000
8h às 18h, segunda à sexta