Samuzito: comunidade escolar tem aula de como agir em situações de risco

Prefeitura de Porto Nacional realiza projeto que tem como objetivo levar conhecimento sobre primeiros socorros

Por Kaline Lima/Secom de Porto Nacional

ligaesamu

Foto: Dornil Sobrinho/Secom Porto Nacional

A Prefeitura de Porto Nacional, através da Secretaria de Saúde, realiza ações em escolas municipais com objetivo de conscientizar crianças, docentes e pais sobre a importância da atuação em situações de urgência e emergência. O projeto, que já existe no país, e no Tocantins foi intitulado Samuzito iniciou-se em Porto Nacional na escola Divino Espírito Santo no setor Jardim Brasília na quarta-feira, 20 e ontem, 21, aconteceu no Centro Municipal de Educação Infantil - CMEI Osvaldo Aires da Silva no distrito de Pinheiropolis.

A Coordenadora do programa Saúde na Escola - Leonesia Ribeiro é uma das idealizadoras do projeto no município destacou a importância da ação. “Nós temos diversos casos de engasgos e até mesmo de crianças passando mal em ambientes escolares e muitos dos docentes não sabem como agir, e trazer esse projeto para o campo escolar, foi uma das formas de levar conhecimento acerca do tema. Agradeço a secretária de Saúde Cristiane Nunes e a secretária de Educação Joana Neres por nos permitir ter esse momento.

samusaudeeitpac

Foto: Dornil Sobrinho/Secom Porto Nacional

O enfermeiro coordenador do Samu de Porto Nacional Wagner Santana Moreira salientou sobre o processo. “É importante frisar que os primeiros socorros são de grande importância, principalmente no âmbito escolar, o Samu é parceira desse projeto juntamente com a Itpac e agradecemos por termos essa oportunidade de trazer conhecimento para dentro das escolas através do Samuzito, projeto já existe a nível nacional e agora foi aderido em nosso município", finalizou Wagner.

samuesaude

Foto: Dornil Sobrinho/Secom Porto Nacional

Os treinamentos realizados pelo Samuzito incluem procedimentos para engasgo, crise convulsiva, desmaio, parada cardiorrespiratória, entre outros. Além disso, o projeto ensina o uso apropriado do telefone 192, e quando é solicitado o serviço do SAMU.

O projeto conta com apoio do SAMU, dos acadêmicos de medicina da Liga Acadêmica de Trauma ITPAC Porto.