INOVAÇÃO: Prefeitura amplia número de médicos e trabalho na UBS para agilizar atendimentos da Saúde

As mudanças serão implantadas de forma gradativa pela Secretaria Municipal de Saúde a partir desta segunda-feira, 29

Por: Mychelle Tauane/Secom Porto Nacional

saúde2upssss093                                                                                                                          Foto: Dornil Sobrinho/Secom Porto Nacional

Conforme preconizado pelo Ministério da Saúde, a Prefeitura de Porto Nacional iniciará a partir da próxima segunda-feira, 26, a implantação do atendimento de urgência nas Unidades Básicas - UBS de todo o município com vistas a diminuir a demanda da Unidade de Pronto Atendimento - UPA. A medida será adotada após o grande número de doenças causadas por vírus transmitidos principalmente por mosquitos e síndromes gripais. Para o atendimento, será destinado 40% para agendamentos de consultas e 60% para atendimento de urgência, o que garantirá agilidade e eficiência nos serviços de saúde destinados à população.

Já a Unidade de Pronto Atendimento também passará por modificações. Serão mais dois médicos para atendimento aos pacientes durante os horários de pico, das 09h às 15h e às 15h às 21 horas. Após esse horário um médico plantonista estará atendendo a população.

A coordenadora das Unidades Básicas de Porto Nacional, a médica Déborah Borges, explicou a mudança. “Normalmente os atendimentos das nossas unidades básicas são apenas para demandas crônicas, ou seja, hipertensos, diabéticos, pré-natal, dentre outros. Com essa preconização, vamos atender toda a população. Para isso, inicialmente iremos em todas as UBSs dar todo e qualquer suporte tanto para os nossos profissionais quanto para a nossa população”, pontuou.