Dia de campo promovido pela prefeitura de Porto Nacional reúne empresários e produtores da agricultura familiar

O intuito do evento foi orientar produtores rurais sobre a cadeia produtiva do açafrão

WhatsApp Image 2022 04 03 at 13.50.03 2                                                                                                                                            Foto: Rubens Alves/Secom Porto Nacional

Orientar produtores rurais sobre a cadeia produtiva do açafrão e incentivar a agricultura familiar foi o objetivo do dia de campo realizado neste sábado, 02, pela prefeitura de Porto Nacional, por meio da Secretaria Municipal da Infraestrutura, Agricultura e Desenvolvimento Urbano, em parceria com a prefeitura de Monte do Carmo e o Instituto de Desenvolvimento Rural do Estado do Tocantins-Ruraltins.

O evento, que contou com a participação de autoridades como o prefeito Ronivon Maciel, empresários, representantes de associações rurais e produtores de diversas localidades, foi realizado na fazenda Primavera, localizada no município vizinho Monte do Carmo.

Na ocasião, foi ministrada uma palestra sobre a cadeia produtiva de açafrão com o engenheiro agrônomo e diretor de pesquisa e inovação do Ruraltins, Kim Gomides, que abordou pontos importantes como clima favorável para o cultivo da planta, solo, irrigação, plantio, custos, colheita, com a finalidade de repassar conhecimento aos produtores para que possam desenvolver a atividade com maior eficiência na produção.

WhatsApp Image 2022 04 03 at 13.48.44                                                                                                                                            Foto: Rubens Alves/Secom Porto Nacional

Geylson Neres, deu as boas vindas aos presentes e falou do entusiasmo em investir no plantio do açafrão. “É primordial que tenhamos momentos como esse, de troca de experiências, de aprendizado. Não tem nada melhor que conhecer na prática, para colocarmos em andamento nossos planos. Estou muito contente e motivado para trabalhar e ser modelo para futuros investidores do ramo”, frisou.

O prefeito Ronivon Maciel participou da ação e afirmou que a gestão municipal tem como uma prioridade investir na assistência à zona rural. “A intenção da gestão municipal é incentivar os produtores, oferecendo apoio técnico, capacitações, de modo que possamos melhorar a renda familiar desses trabalhadores, gerar empregos e mais desenvolvimento para o município”, pontuou.

WhatsApp Image 2022 04 03 at 13.50.03                                                                                                                                   Foto: Rubens Alves/Secom Porto Nacional

“Ações como essa incrementam o fortalecimento da agricultura familiar no Estado do Tocantins, tendo em vista que oportunizar conhecimento técnico abre portas para que os produtores consigam plantar e comercializar seus produtos com muito mais chances de êxito”, disse o presidente do Ruraltins,Fabiano Miranda.

Após a realização da palestra onde os presentes puderam esclarecer e sanar dúvidas em relação ao cultivo do açafrão, todos se dirigiram à lavoura do produtor rural Geylson Neres para visualizar de perto especificidades da planta.

WhatsApp Image 2022 04 03 at 13.50.03 1                                                                                                                                      Foto: Rubens Alves/Secom Porto Nacional

O Açafrão

A Cúrcuma longa mais conhecida popularmente como açafrão, açafrão da terra, gengibre amarela e raiz de sol é originária da Ásia e cultivada em regiões tropicais e subtropicais. A espécie foi trazida ao Brasil durante o período colonial e adaptou-se facilmente ao solo brasileiro de modo que é cultivada em diversas regiões do país.
O açafrão constitui-se de um ativo vegetal, suas raízes ou rizomas se caracterizam por possuir forte tonalidade amarela e apresenta grande relevância para a culinária e medicina alternativa. Atua como medicamento natural e fitoterápico, suplemento alimentar e dietético, condimento, corante e conservante, cosmético e aromatizante.

Presenças

Prefeito Ronivon Maciel; secretário municipal da infraestrutura, agricultura e desenvolvimento urbano, Marcos Lemos; Dari Fronza, presidente da Aprosoja-TO; superintendente da agricultura, Geovane dos Santos; diretor da agricultura, Alcides Serpa; produtor rural Geylson Neres; presidente do Ruraltins, Fabiano Miranda; engenheiro agrônomo e diretor de pesquisa e inovação do Ruraltins, Kim Gomides, diretor da Neresco, Rafael Cortes; secretário de meio ambiente de Monte do Carmo representando o prefeito, Edilton Bezerra; vereador e presidente da câmara de Monte do Carmo, Nego Wilson, diretor regional do Ruraltins, Willian Luz; além de representantes de associações rurais e a equipe técnica da superintendência da agricultura e produção de Porto Nacional.

Por: Nadya Mayara